Logo R7.com
RecordPlus

Putin confirma cessar-fogo na Síria a partir de amanhã (30)

Acordo foi firmado em situação delicada entre Rússia e Turquia, que apoiam grupos contrários no conflito sírio

Internacional|Da Ansa

  • Google News
Putin conversou com ministros antes de confirmar a trégua
Putin conversou com ministros antes de confirmar a trégua

A Rússia e Turquia confirmaram nesta quinta-feira (29) que vão garantir o cessar-fogo na Síria a partir da meia-noite de 30 de dezembro, declarou o presidente russo, Vladimir Putin, segundo a agência russa "Tass".

De acordo com a declaração de Putin, que se reuniu com o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, três documentos foram assinados.


— O primeiro documento foi assinado entre o governo sírio e a oposição armada, o cessar-fogo na Síria; o segundo é um sistema de medidas para controlar o regime da trégua enquanto o terceiro é a declaração sobre a disponibilidade para iniciar as conversações de paz a solução do conflito na Síria.

Rússia e Turquia estão muito envolvidas no conflito sírio, no qual apoiam grupos contrários. Moscou é o principal aliado de Assad, enquanto Ancara defende os rebeldes.


Turquia quer estabelecer cessar-fogo na Síria antes do Ano Novo, diz chanceler

Turquia diz que será garantidora de cessar-fogo sírio junto com Rússia


A cooperação russo-turca permitiu concretizar um cessar-fogo há duas semanas em Aleppo e a evacuação de milhares de rebeldes e civis dos bairros rebeldes reconquistados pelo governo.

Assista o vídeo da declaração:

Not a Dailymotion video URL.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.