Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Putin diz está disposto a reabrir transporte marítimo com a Turquia

Passagem entre o mar Negro e o mar de Azov está bloqueada desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro

Internacional|Do R7


Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, em Sochi
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, em Sochi

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta segunda-feira (30) ao presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que seu país está disposto a trabalhar para reabrir o tráfego marítimo, bloqueado devido ao conflito na Ucrânia.

"Vladimir Putin destacou a disponibilidade da Rússia para contribuir para o trânsito marítimo de mercadorias sem entraves, em coordenação com os parceiros turcos. Isso também se aplica às exportações de grãos dos portos ucranianos", disse o Kremlin em comunicado.

Os dois líderes conversaram por telefone para "garantir uma navegação segura no mar Negro e no mar de Azov", segundo a sede de governo russa. Também falaram sobre "eliminar a ameaça das minas em suas águas", acrescentou.

Putin voltou a repetir que a escassez de alimentos no mundo era resultado das políticas ocidentais e que a Rússia estava disposta a exportar "volumes significativos de fertilizantes e produtos agrícolas caso as sanções anti-russas correspondentes sejam levantadas".

Publicidade

Leia também

A ofensiva russa na Ucrânia e as sanções impostas a Moscou pelos países ocidentais perturbaram o abastecimento de trigo e outros produtos básicos originários de ambos os países.

As colheitas de trigo da Rússia e Ucrânia equivalem a 30% do valor mundial.

Dezenas de porta-contêineres estão bloqueados nos portos ucranianos, rodeados pelas forças russas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.