Putin diz que Ocidente usa Ucrânia para destruir a Rússia, enquanto Exército bombardeia Kiev
Presidente russo afirmou que continuará lutando pela liberdade da 'pátria' e pela 'verdadeira independência' do país
Internacional|Do R7, com informações da Reuters
O presidente russo, Vladimir Putin, disse neste sábado (31) que o país nunca cederá às tentativas do Ocidente de usar a Ucrânia como uma ferramenta para destruir a Rússia em uma mensagem de vídeo de Ano-Novo transmitida pela TV estatal russa.
Putin disse que a Rússia está lutando na Ucrânia para proteger a "pátria" e para garantir a "verdadeira independência" do próprio povo, em uma mensagem filmada na frente de militares russos.
Enquanto Putin realizava esse pronunciamento na TV, o Exército do país deu sequência à segunda grande rodada de ataques com mísseis contra a Ucrânia em três dias, segundo autoridades ucranianas.
O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, afirmou que pelo menos uma pessoa morreu e oito ficaram feridas após uma série de explosões na capital. Correspondentes da Reuters relataram ter ouvido dez explosões na cidade.
O prefeito disse que um dos feridos pelas explosões era um jornalista japonês que foi levado ao hospital.
Um hotel ao sul do centro da cidade de Kiev foi atingido e um prédio residencial em outro distrito foi danificado, de acordo com a administração da cidade.
Leia também
O governador da região vizinha de Kiev, Oleksiy Kuleba, alertou pouco antes sobre um possível ataque com mísseis e disse que as defesas aéreas da região estavam atacando alvos.
Outras cidades da Ucrânia também foram atacadas. Na região sul de Mykolaiv, o governador local Vitaliy Kim disse na televisão que seis pessoas ficaram feridas.
Ucrânia derruba mais de 50 mísseis russos em nova série de ataques em várias partes do país