Internacional Putin diz que Rússia está perto de concluir novo míssil nuclear 

Putin diz que Rússia está perto de concluir novo míssil nuclear 

Segundo presidente, país concluirá seu primeiro grupo de mísseis nucleares hipersônicos no ano que vem, alcançando um novo tipo de arma estratégica

Rússia e míssil nuclear

Putin discursou após supervisionar teste

Putin discursou após supervisionar teste

Alexander Nemenov/Pool via REUTERS/26.12.2018

O presidente Vladimir Putin informou nesta quarta-feira (26) que a Rússia concluirá seu primeiro grupo de mísseis nucleares hipersônicos no ano que vem, dizendo que a medida significa que seu país agora tem um novo tipo de arma estratégica.

Putin discursou após supervisionar o que o Kremlin diz ter sido um teste prévio do novo sistema, chamado Avangard.

"Esse teste, recém-encerrado, terminou com sucesso completo", disse Putin em uma reunião de governo.

"A partir do próximo ano, 2019, as Forças Armadas da Rússia receberão o novo sistema estratégico intercontinental Avangard... é um grande momento na vida das Forças Armadas e na vida do país. A Rússia obteve um novo tipo de arma estratégica".

Moscou disse que o novo sistema, uma de várias armas novas que Putin anunciou em março, é altamente manobrável, o que permite que escape de sistemas de defesa antimísseis facilmente.

Putin observou o teste desta quarta-feira remotamente a partir de Moscou. O Kremlin descreveu que o teste, dizendo que um míssil Avangard disparado de um local no sudoeste russo atingiu e destruiu com sucesso um alvo no extremo leste do país.

Em março Putin anunciou uma série de novas armas, inclusive o Avangard, num de seus discursos mais belicosos em anos, dizendo que ele é capaz de atingir quase qualquer ponto do globo e escapar de um escudo de mísseis montado pelos Estados Unidos.