Putin e Merkel discutem chance de produzir vacina em conjunto
Países concordaram em manter contato sobre possibilidade através de Ministério da Saúde e outras instituições especializadas
Internacional|Da EFE, com R7
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, discutiu nesta terça-feira (5) com a chanceler alemã, Angela Merkel, a possibilidade de produção conjunta de vacinas contra o covid-19, segundo a assessoria de imprensa do Kremlin.
"A cooperação na luta contra a pandemia do coronavírus foi discutida, com particular atenção às possíveis perspectivas para a produção conjunta de vacinas", disse a administração presidencial russa em um comunicado.
De acordo com o Kremlin, as partes acordaram durante uma conversa telefônica manter contato sobre o assunto através do Ministério da Saúde e outras instituições especializadas dos dois países.
Além disso, o Kremlin informou que os líderes da Rússia e da Alemanha também abordaram o conflito no leste da Ucrânia, principalmente no âmbito dos acordos de Minsk e aqueles alcançados durante as cúpulas do chamado Quarteto da Normandia (Alemanha, França, Ucrânia e Rússia )
A conversa anterior entre Putin e Merkel ocorreu em 7 de dezembro e tratou da situação em Nagorno Karabakh, do conflito no Donbass e dos contatos em nível de Ministérios da Saúde no contexto da pandemia.
Além disso, as partes trocaram opiniões sobre o caso do oponente russo Alexei Navalny, questão que aguçou as divergências entre Berlim e Moscou, pois enquanto a Alemanha afirma que ele estava intoxicado com o agente Novichok, a Rússia nega ter evidências de que ele tenha sido envenenado.