Rússia x Ucrânia

Internacional Putin se reunirá com secretário-geral da ONU em Moscou

Putin se reunirá com secretário-geral da ONU em Moscou

António Guterres encontrará presidente e chanceler da Rússia em primeira visita das Nações Unidas ao país desde o início da guerra

AFP
Vladimir Putin (à esq.) e António Guterres (à dir.) em encontro na Líbia

Vladimir Putin (à esq.) e António Guterres (à dir.) em encontro na Líbia

Axel Schmidt/Reuters - 19.01.2020

Na próxima semana, o secretário-geral da ONU, António Guterres, viajará para a Rússia, onde será recebido por Vladimir Putin, no primeiro encontro entre os dois líderes desde o início da invasão russa da Ucrânia, anunciou o Kremlin.

Esse anúncio ocorre no 58º dia da ofensiva militar russa contra a Ucrânia, com milhares de mortos e mais de 12 milhões de deslocados, na pior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial.

"Na terça-feira, 26 de abril, o secretário-geral da ONU, António Guterres, chegará a Moscou para conversar com o chanceler russo Serguei Lavrov. Ele também será recebido pelo presidente Vladimir Putin", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Não foram fornecidos mais detalhes sobre esses encontros.

Um porta-voz da ONU disse na quarta-feira (20) que Guterres queria realizar uma reunião com os presidentes da Rússia e da Ucrânia.

As Nações Unidas estão claramente alheias a essa crise desde que Moscou enviou tropas para a Ucrânia em 24 de fevereiro. Guterres tenta estimular o diálogo para acabar com o conflito, segundo a ONU.

Putin não falou por telefone com Guterres, nem teve contato com o secretário-geral da ONU desde que ele alegou que a Rússia violou a Carta da ONU ao enviar tropas para a Ucrânia.

Últimas