Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quarto vazamento é detectado no gasoduto Nord Stream no Mar Báltico

Tubulação leva gás da Rússia até países da Europa e pode ter sido alvo de sabotagem com explosivos

Internacional|Do R7

Gasoduto Nord Stream tem pelo menos quatro vazamentos
Gasoduto Nord Stream tem pelo menos quatro vazamentos Gasoduto Nord Stream tem pelo menos quatro vazamentos

Um quarto vazamento foi detectado nos gasodutos Nord Stream que ligam a Rússia à Alemanha através do Mar Báltico e que podem ter sido alvos de sabotagem, informou a Guarda Costeira da Suécia.

"Há dois vazamentos do lado sueco e dois vazamentos do lado dinamarquês", afirmou à AFP uma fonte da Guarda Costeira.

O quarto vazamento foi localizado ao nordeste da ilha dinamarquesa de Bornholm, acima do gasoduto Nord Stream 2, a guarda costeira especificou posteriormente em um comunicado.

Até o momento, as autoridades dos dois países escandinavos haviam mencionado três vazamentos, dois na Dinamarca e um na Suécia.

Publicidade

Detectados após duas supostas explosões na segunda-feira, os vazamentos acontecem em águas internacionais perto da ilha de Bornholm, mas dentro das zonas econômicas exclusivas dos dois países.

A Guarda Costeira sueca informou que detectou o novo vazamento na terça-feira, mas não explicou de maneira imediata o motivo da demora do anúncio.

Publicidade

Os dois vazamentos do lado sueco estão no mesmo setor, a uma distância de uma milha náutica (1,8 km). O vazamento no lado dinamarquês está a 2,6 milhas (4,6 km).

Leia também

Até o momento, a Suécia havia informado um vazamento no Nord Stream 1. A Dinamarca localizou vazamentos em cada gasoduto.

Publicidade

Os vazamentos estão provocando bolhas de vários metros de comprimento na superfície do mar que impossibilitam a inspeção imediata das tubulações, segundo as autoridades.

Um navio da Guarda Costeira sueca especializado em descontaminação está na região com um veículo submarino controlado remotamente. Embarcações dinamarquesas também foram enviadas ao setor.

"De acordo com a tripulação, o fluxo de gás visível na superfície continua sendo constante", afirmaram as autoridades suecas.

Os dois gasodutos não estavam em operação devido à guerra na Ucrânia, mas estavam repletos de gás por questões técnicas.

Ao suspeitar de uma suposta sabotagem dos gasodutos, a Rússia contra-atacou na quarta-feira e acusou os Estados Unidos que, por sua vez, denunciam uma operação de "desinformação".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.