Logo R7.com
RecordPlus

Quatro tripulantes e um funcionário do Costa Concordia são condenados à prisão na Itália

Apenas o capitão Francesco Schettino continua em julgamento

Internacional|Do R7

  • Google News
Schettino enfrentará acusações de homicídio culposo múltiplo, abandono de navio, naufrágio e omissão de socorro
Schettino enfrentará acusações de homicídio culposo múltiplo, abandono de navio, naufrágio e omissão de socorro

Cinco pessoas foram condenadas à prisão neste sábado (20) pelo naufrágio do navio Costa Concordia, ocorrido em 2012 em frente à ilha de Giglio, no qual 32 pessoas morreram. Entre os condenados estão quatro tripulantes e um funcionário da empresa.

As cinco sentenças variam entre 18 e 34 meses e incluem homicídio culposo múltiplo, naufrágio e negligência — punições relativamente leves para os crimes, em troca das confissões de culpa.


É provável que nenhum dos cinco condenados seja preso, já que as sentenças com menos de dois anos de duração foram suspensas e as mais longas podem ser objeto de recurso ou substituídas por serviços comunitários, segundo fontes judiciais.

Veja fotos do acidente


O capitão Francesco Schettino, acusado de ser o principal responsável pelo naufrágio, permanece em julgamento por homicídio culposo, abandono de navio, naufrágio e por omissão de socorro, já que não tinha informado às autoridades portuárias sobre a colisão, fato que provocou o naufrágio no dia 13 de janeiro de 2012.

O chefe da unidade de crise da Costa Cruzeiros — grupo ao qual pertencia o navio — Roberto Ferrarini, recebeu a sentença mais longa, de dois anos e 10 meses, seguido pelo chefe dos serviços de bordo, Manrico Giampedroni, que recebeu dois anos e meio de pena.


Daniele Bocciolini, advogada das vítimas, é contra o resultado do julgamento, iniciado na quarta-feira (17).

— O que as famílias das vítimas pensam? Isso é realmente decepcionante. Schettino ainda está sendo julgado, mas ele não é o único culpado na minha opinião.


O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.