Charlie Kirk, influenciador aliado de Trump, morre após ser baleado durante evento nos EUA
Ativista conservador, de 31 anos, foi atingido por um tiro na Universidade Utah Valley
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O influenciador conservador Charlie Kirk, de 31 anos, morreu após ter sido baleado nesta quarta-feira (10) durante um evento na Universidade Utah Valley, nos Estados Unidos. Ele foi atingido por um tiro disparado de um prédio dentro do campus. O suspeito foi preso, segundo a instituição. Donald Trump confirmou a morte do ativista em post na Truth Social.
Kirk, CEO e cofundador da organização juvenil conservadora Turning Point USA, estava no campus para o evento “The American Comeback Tour”, onde promovia um espaço de debates públicos com plateia, segundo a mídia local. A Turning Point disse que Kirk foi levado ao hospital após ter levado o tiro.
Leia mais
Quem é Charlie Kirk?
Kirk foi uma figura de destaque no movimento conservador dos EUA. Ele fundou a Turning Point em 2012, aos 18 anos, junto com o ativista William Montgomery, com o objetivo de promover ideias, como impostos baixos e governo limitado, em campi de ensino médio e universitários.
Apesar de um início modesto, a organização ganhou força ao confrontar ideias liberais no meio acadêmico, atraindo apoio de financiadores conservadores influentes, de acordo com a AP.
Durante a campanha presidencial de 2016, Kirk foi assessor pessoal de Donald Trump Jr. e, mais recentemente, desempenhou um papel importante na vitória do presidente Trump nas eleições do ano passado.
O presidente creditou a Kirk a mobilização do voto jovem. Segundo a rede norte-americana CNN, Trump disse em um comício que “conquistou os jovens” com a ajuda do ativista e da Turning Point USA.
A atuação dele, no entanto, também gera controvérsias. Mais de 6.000 pessoas assinaram uma petição pedindo à Universidade Estadual de Utah que proibisse um evento de Kirk no campus em 30 de setembro, segundo o jornal Deseret News.
Tiroteiro
O ex-deputado republicano de Utah Jason Chaffetz, que estava presente no evento, relatou à emissora norte-americana Fox News que ouviu um único tiro e viu Kirk recuar. “Parecia um tiro certeiro”, disse Chaffetz.
Chaffetz afirmou à emissora que a segurança no local era limitada. A polícia da universidade informou que os estudantes foram orientados a se abrigarem no campus após o disparo, segundo a AP.
Um vídeo do momento do tiroteio foi compartilhado nas redes sociais. Nas imagens, é possível ouvir o barulho do tiro. Em seguida, Kirk ergue as mãos e parece cair da cadeira onde estava sentado. Logo depois, as pessoas começam a correr (as imagens, que são fortes, podem ser assistidas abaixo).
O presidente Donald Trump se manifestou sobre o caso na rede Truth Social. “Devemos todos rezar por Charlie Kirk, que foi baleado. Um cara incrível, do começo ao fim. Que Deus o abençoe”.
O vice-presidente J.D. Vance e o diretor do FBI, Kash Patel, também expressaram apoio. Patel afirmou que agentes do FBI estavam a caminho do local para monitorar a situação presencialmente.
Perguntas e Respostas
Quem era Charlie Kirk?
Charlie Kirk era um influenciador conservador e CEO da organização juvenil Turning Point USA. Ele tinha 31 anos e foi uma figura proeminente no movimento conservador nos Estados Unidos, fundando a Turning Point em 2012.
O que aconteceu com Charlie Kirk?
Charlie Kirk foi baleado durante um evento na Universidade Utah Valley, nos Estados Unidos, no dia 10 de outubro. Ele foi atingido por um tiro disparado de um prédio dentro do campus e, posteriormente, foi levado ao hospital, onde faleceu.
Qual foi a reação de Donald Trump à morte de Kirk?
Donald Trump confirmou a morte de Charlie Kirk em uma postagem na rede social Truth Social.
O que ocorreu durante o evento em que Kirk foi baleado?
Kirk estava participando do evento "The American Comeback Tour", promovendo debates públicos. O ex-deputado republicano de Utah, Jason Chaffetz, que estava presente, relatou ter ouvido um único tiro e viu Kirk recuar, descrevendo a situação como um tiro certeiro.
Como a segurança foi abordada no evento?
A segurança no local foi considerada limitada, e a polícia da universidade orientou os estudantes a se abrigarem após o disparo.
Houve alguma controvérsia relacionada a Charlie Kirk?
Sim, a atuação de Kirk gerou controvérsias, incluindo uma petição com mais de 6.000 assinaturas pedindo à Universidade Estadual de Utah que proibisse um evento dele no campus.
Quem mais se manifestou sobre o incidente?
Além de Donald Trump, o vice-presidente J.D. Vance e o diretor do FBI, Kash Patel, também expressaram apoio. Patel informou que agentes do FBI estavam a caminho do local para monitorar a situação.
O que foi registrado em vídeo durante o tiroteio?
Um vídeo do momento do tiroteio foi compartilhado nas redes sociais, mostrando o barulho do tiro e Kirk levantando as mãos antes de cair da cadeira. As imagens mostraram pessoas correndo em seguida.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
