Logo R7.com
RecordPlus

Quem é José Jerí, presidente destituído do Peru

Membro do partido Somos Peru enfrenta acusações de tráfico de influência e de interferência na contratação de servidores

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • José Jerí foi destituído como presidente interino do Peru após apenas quatro meses no cargo.
  • O Congresso aprovou a moção de censura com 75 votos a favor e 24 contra.
  • Jerí enfrenta acusações de tráfico de influência e de interferência indevida na contratação de servidores públicos.
  • Uma nova votação será realizada para eleger o próximo presidente interino até as eleições gerais em abril, marcando a oitava troca de chefe de Estado em dez anos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

José Jerí assumiu presidência do Peru após destituição de Dina Boluarte Reprodução/Instagram/@soyjosejeri

O Congresso do Peru aprovou, na terça-feira (17), a destituição do presidente interino, José Jerí, apenas quatro meses após sua posse e a dois meses das eleições gerais. A decisão representa a oitava troca de chefe de Estado em quase dez anos de instabilidade política no país.

O Legislativo aprovou a moção de censura com 75 votos a favor e 24 contra. “A mesa diretiva declara a vacância do cargo de presidente do Congresso da República e, consequentemente, encontra-se vago o cargo de Presidente da República”, disse o presidente interino do Congresso, Fernando Rospigliosi.


LEIA MAIS

Quem é José Jerí?

Natural de Lima, Jerí tem 39 anos e é formado em Direito pela Universidade Nacional Federico Villareal.

Membro do partido conservador Somos Peru, ele assumiu o cargo em outubro por ocupar a presidência do Congresso, após a destituição da então presidente Dina Boluarte.


Em seu discurso de posse, Jerí prometeu “instalar e liderar um governo de transição, empatia e reconciliação nacional” e disse que a nação “deve declarar guerra ao crime” em um momento em que o Peru registrava crescimento dos índices de criminalidade.

Ele deixou a presidência após ser acusado de tráfico de influência, por supostamente negociar contratos em encontros sigilosos com empresários chineses. Jerí também teria interferido de maneira indevida na contratação de servidores públicos.


Nos últimos anos, outras polêmicas também envolveram o seu nome. Em fevereiro de 2022, durante a pandemia de covid-19, José Jerí foi flagrado entrando em um bar para comemorar o aniversário de uma funcionária da prefeitura de La Molina.

De acordo com a imprensa local, ele teria sido visto consumindo bebidas alcoólicas com convidados e desrespeitando as normas de distanciamento social, apesar de um decreto que estabelecia restrições em razão da pandemia.


Em janeiro de 2025, Jerí foi acusado de abuso sexual após uma festa de Réveillon realizada em Canta, onde estava acompanhado de um grupo de amigos. O Juizado Civil de Canta aceitou a denúncia, que mais tarde acabou sendo arquivada pelo Ministério Público por falta de provas.

O agora ex-presidente também foi alvo de acusações de suposto enriquecimento ilícito, relacionadas a um aumento significativo em seu patrimônio declarado, e de um suborno em um caso envolvendo a aprovação de projetos de obras vinculados ao Ministério da Economia. Jerí negou as acusações.

Eleição de novo presidente interino

O Congresso do Peru realizará uma votação crucial nesta quarta (18) para eleger o próximo presidente interino. O evento está programado para as 18h no horário local (20h no Brasil).

O candidato escolhido pelo Congresso assumirá temporariamente a presidência até as eleições gerais previstas para abril. Este será o oitavo presidente em 10 anos no país sul-americano, refletindo um período conturbado na política local.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.