Quem é Nicolasito, filho de Maduro apontado como sucessor do chavismo
Durante sua juventude, o venezuelano foi chamado de ‘Kim Jong-un tropical’ e hoje é alvo de sanções dos Estados Unidos
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Com a prisão de Nicolás Maduro, o seu filho passou a ser o foco das atenções dentro do círculo de poder na Venezuela. Nicolás Ernesto Maduro Guerra, conhecido como ‘Nicolasito’, é o único filho do ditador preso e é apontado como um membro-chave do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), que controla o país.
Fruto do primeiro casamento de Maduro com Adriana Guerra Angulo, Nicolasito nasceu em 21 de junho de 1990. Ele tinha oito anos quando Hugo Chávez ascendeu ao poder. Aos 13, quando Maduro chegou à presidência, fez diversas aparições públicas ao lado do pai e logo começou a se envolver no círculo de poder em Caracas.
LEIA MAIS
O governo criou três cargos de alto escalão para ele. O primeiro foi de chefe de um corpo anticorrupção da presidência. Em 21 de junho de 2014, dia de seu aniversário, ganhou de presente o cargo de diretor da Escola Nacional de Cinema. E, por fim, diretor-geral das delegações presidenciais na vice-presidência.
Hoje, Nicolasito atua como deputado da Assembleia Nacional pelo PSUV, legenda fundada por Hugo Chávez e controlada pelo governo.
Apontado como herdeiro político do chavismo, Nicolasito já foi comparado durante sua juventude ao filho do ditador norte-coreano Kim Jong-il, sendo chamado por alguns como “Kim Jong-un tropical”. Em 2019, o venezuelano viajou à Coreia do Norte, teve diversos encontros com o ditador asiático e elogiou o regime do país.
Em 2015, o filho de Maduro esteve no centro de uma polêmica após um vídeo viralizar nas redes sociais. Nas imagens, ele aparece dançando sob “uma chuva de dólares”, em um casamento realizado em um hotel de Caracas. Na época, a população venezuelana já enfrentava os efeitos da grave crise econômica no país, com inflação alta e falta de alimentos e remédios.
Durante a campanha para a eleição constituinte de 2017, Nicolasito saiu às ruas para fazer campanha como candidato de seu pai. O jovem foi visto ao lado de figurões do chavismo e repetiu bordões e o estilo de comunicação de Maduro, com falas repletas de metáforas com beisebol. Para incentivar a população a votar, afirmava durante os comícios: “Está de ressaca? Tome uma sopinha e saia para votar”.
A partir de 2019, Nicolasito se tornou alvo de sanções do Departamento do Tesouro dos EUA. Ele é acusado de se beneficiar de práticas de censura e corrupção. Como consequência, teve bens sob jurisdição americana bloqueados e restrições financeiras internacionais.
Em suas redes sociais, o venezuelano se apresenta como “economista, flautista, militante do PSUV e defensor da verdade da Venezuela”.
Nicolasito é o único filho biológico de Maduro, que também considera seus herdeiros os filhos de sua atual mulher, Cilia Flores: Walter, Yoswal e Yosser Gavidia Flores.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp











