Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Record TV Miramar inaugura nova sede em Moçambique

Rádio e Televisão do Grupo Record destacam-se entre as maiores emissoras da África

Internacional|Do R7

Fita inaugural foi cortada pelo presidente de Moçambique
Fita inaugural foi cortada pelo presidente de Moçambique Fita inaugural foi cortada pelo presidente de Moçambique

O Grupo Miramar inaugurou neste domingo (25), a nova sede própria em Maputo, capital de Moçambique. A cerimônia aconteceu na mesma data em que o país africano também celebra 48 anos de independência da colonização portuguesa.

A fita inaugural do novo edifício foi cortada pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi. Depois do ato simbólico, ele visitou as instalações da emissora e elogiou as novas estruturas.

No discurso aos convidados e funcionários da Miramar, Filipe Nyusi reforçou que “o governo de Moçambique tem o compromisso com a promoção da liberdade de imprensa". Ele também destacou que “o jornalismo da TV Miramar é um fator relevante no dia a dia dos moçambicanos.”

A construção da nova sede começou em 2019 e, assim como tudo no mundo, foi impactada pelos atrasos provocados pela pandemia do coronavírus. Após quatro anos de obras, a área de 3.500 metros quadrados foi ocupada por quatro edifícios. Eles totalizam 6.000 metros quadrados construídos.

Publicidade

Os novos prédios marcam a unificação das atividades dos setores administrativo, comercial, operacional e de produção no mesmo local. A parte operacional possui três estúdios para a televisão, que totalizam 450 metros quadrados, e dois para a rádio. Todos com equipamentos de última geração.

Jornalismo da TV Miramar já recebeu prêmios nacionais e internacionais
Jornalismo da TV Miramar já recebeu prêmios nacionais e internacionais Jornalismo da TV Miramar já recebeu prêmios nacionais e internacionais

A nova sede da Miramar também foi pensada para contribuir com a preservação do meio-ambiente. A edificação possui um sistema de tratamento e drenagem da água residual e moderno sistema de tratamento de esgoto.

Publicidade

O novo prédio é um marco na história do Grupo Miramar que, com a programação Record TV, se transformou em líder de audiência entre os moçambicanos desde sua fundação. A Rádio Miramar completou 28 anos no ar em maio passado e a Televisão Miramar vai comemorar os 25 anos em novembro próximo.

A rádio emite em frequência modulada com canais próprios na capital Maputo e nos demais nove estados de Moçambique. A TV Miramar transmite em sinal digital aberto pelo Canal 3 e se faz presente também na grade dos principais canais por assinatura do país.

Publicidade
União entre Miramar e o Grupo Record é destaque em Moçambique
União entre Miramar e o Grupo Record é destaque em Moçambique União entre Miramar e o Grupo Record é destaque em Moçambique

Os programas jornalísticos da TV Miramar são exibidos simultaneamente pela rádio e online na internet. A Miramar foi o primeiro meio de comunicação de Moçambique não só a difundir, mas também a criar conteúdos exclusivos para as plataformas digitais.

Atualmente, a emissora detém o maior número de fãs e seguidores de Moçambique nas plataformas digitais. O jornalismo da TV Miramar tem equipes de reportagens na capital e correspondentes em outros oito estados do país. A rede já venceu muitos prêmios nacionais e internacionais, como o CNN de Jornalismo Africano e o Prêmio Luso de programa de turismo em língua portuguesa.

“A busca pela excelência guiou desde sempre nosso percurso”, lembrou José Guerra, Presidente do Conselho de Administração da Rede de Comunicação Miramar. “Podemos agora sonhar e, mais que isso, ousar mais e melhor. Somos dinâmicos, inovadores, interativos e comprometidos. Orgulhamo-nos do nosso passado, mas os nossos olhos estão sempre postos no futuro”, finalizou José Guerra.

As duas emissoras também investem na capacitação dos próprios colaborares para garantir ainda mais qualidade nos conteúdos produzidos. Nos últimos meses, todos os profissionais da área operacional receberam treinamentos de especialistas do Brasil, Portugal, Espanha e África do Sul para gerenciar os novos sistemas de edição e emissão.

Os apresentadores, locutores e repórteres também passaram pelo processo de qualificação profissional com a fonoaudióloga da Rede Record. “Estamos inaugurando a nova sede com uma tecnologia de última geração, o que abona ainda mais a Miramar e o Grupo Record entre as maiores emissoras do continente africano”, lembrou Leandro Pinheiro, Diretor-Executivo do Grupo Miramar.

A meta é, segundo ele, “oferecer ainda mais programas com qualidade e responsabilidade, garantindo ao mercado publicitário novos conteúdos cem por cento nacional”. A Miramar mudou só de sede. O que não mudou é a aposta permanente na manutenção da liderança do mercado de rádio e televisão de Moçambique.

Para julho, a Rádio e TV já anunciaram a transmissão a todo país do Campeonato Mundial Feminino de Futebol da Fifa, direto da Austrália e Nova Zelândia. A inauguração da sede própria vem somar-se à campanha de comunicação que celebra os 25 anos da TV Miramar em novembro, sob o lema “O Futuro é Agora.”

Neste domingo, a Rede Miramar de Comunicação já começou a escrever o próprio futuro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.