Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Regiões do sudeste da Ucrânia querem formar Estado independente: Novorossiya

O novo país seria formado pelas regiões de Donetsk, Lugansk, Kharkiv, Odessa e Nikolayev

Internacional|

Manifestantes pró-Rússia tomaram sedes de governo de várias cidades no leste da Ucrânia
Manifestantes pró-Rússia tomaram sedes de governo de várias cidades no leste da Ucrânia Manifestantes pró-Rússia tomaram sedes de governo de várias cidades no leste da Ucrânia

As regiões pró-russas do sudeste da Ucrânia querem formar um novo Estado independente, que se chamaria "Novorossiya" (Nova Rússia), se o "sim" à independência da Ucrânia vencer no referendo convocado para 11 de maio pelos líderes separatistas.

A afirmação foi feita por Miroslav Rudenko, co-presidente do governo da autoproclamada República Popular de Donetsk, em entrevista à agência russa "Interfax", em que disse que esta região poderia se unir às outras do sudeste ucraniano para formar o novo país. 

Presidente da Duma russa classifica situação na Ucrânia de "genocídio"

"A República Popular de Donetsk é um elemento necessário para a criação de um novo Estado. Depois do referendo, se houver uma decisão a favor da independência, planejamos nos unir com as regiões de Lugansk, Kharkiv, Odessa e Nikolayev, sobre os princípios do federalismo, para formar um novo país chamado Novorossiya", afirmou.

Publicidade

Rudenko disse que o novo Estado não se integraria à Rússia, mas seria independente. "No entanto, teríamos uma ambição eurasiática e poderíamos nos integrar à União Aduaneira (UA, liderada pela Rússia e integrada também à Belarus e Cazaquistão)".

Disse, no entanto, que buscariam manter "relações construtivas" com as autoridades do governo central da Ucrânia, mas não com o atual executivo.

Publicidade

Olhar para a Eurásia se justifica, segundo Rudenko, pela afinidade das empresas no sudeste ucraniano, que "têm laços econômicos sólidos com as regiões russas. Não podemos perder estes laços porque isso mataria a indústria da região de Donetsk".

"Queremos criar um clima propício aos investimentos, atrair investidores para o desenvolvimento de nossas empresas e de nossa indústria. Não é segredo que algumas equipes de nossas companhias precisam se modernizar".

Publicidade

Em abril, o presidente russo, Vladimir Putin, lembrou que seis regiões do sudeste da Ucrânia (Kharkiv, Donetsk, Lugansk, Jerson, Odessa e Nikolayev) pertenciam ao império czarista até serem cedidas na década de 1920 à Ucrânia.

"Por que o fizeram? Deus sabe", disse, ao ressaltar que os russos que ficaram em território ucraniano "devem ser cidadãos de pleno direito" de seu novo país, a Novorossiya.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.