Resumindo a Notícia
- Reino Unido anunciou uma ajuda militar de R$ 322 milhões à Ucrânia
- Rishi Sunak, em visita a Kiev, reforçou que o pacote contará com itens de defesa aérea
- Premiê também informou que enviará ajuda humanitária para país enfrentar o inverno
Primeiro-ministro e presidente se encontraram neste sábado na Ucrânia
Handout/Ukrainian Presidential Press Service/AFP - 19.11.2022O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou neste sábado (19) que o governo britânico enviará um pacote de 50 milhões de libras (cerca de R$ 319 milhões) em ajuda militar à Ucrânia.
Em visita a Kiev, Sunak explicou que a assitência contará com armas antiaéreas e tecnologia para combater drones fornecidos pelo Irã à Rússia, além de ajuda humanitária para o inverno.
“Hoje estamos fornecendo nova defesa aérea, incluindo armas antiaéreas, radar e equipamento anti-drone, e intensificando o apoio humanitário para o inverno frio e rigoroso que se aproxima”, disse o premiê britânico por meio de comunicado.
Esta é a primeira visita de Sunak à Ucrânia, seguindo os passos do ex-primeiro-ministro Boris Johnson, que foi à Ucrânia para visitar o presidente do país, Volodmir Zelenski, em três oportunidades desde o início da guerra.
"É uma grande satisfação estar hoje com vocês em seu país", disse Sunak a Zelenski no vídeo divulgado pela Presidência ucraniana. "A coragem do povo ucraniano é uma inspiração para o mundo", enfatizou.