Reino Unido prorroga isolamento social por 3 semanas
País registrou nesta quinta-feira (16) o maior número de mortes em uma dia, com 861 óbitos. Autoridades destacaram que quarentena está funcionando
Internacional|Da EFE
O secretário de Estado do Reino Unido, Dominic Raab, anunciou nesta quinta-feira (16) que o isolamento obrigatório será prorrogado por, pelo menos, três semanas no Reino Unido para tentar frear a propagação da pandemia de coronavírus.
Raab, que lidera o governo enquanto o primeiro-ministro, Boris Johnson, se recupera da doença, afirmou que o confinamento será ampliado até o dia 7 de maio, após o país ter registrado 861 mortes nas últimas 24 horas, um novo recorde diário.
Distanciamento está funcionando
O Sistema Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) informou que o número de mortos por Covid-19 em hospitais britânicos aumentou para 13.729, mas destacou que as medidas de distanciamento social estão "bem-sucedidas".
Leia também
"Passo a passo, o nosso plano de ação busca reduzir a propagação do coronavírus para que menos gente necessite tratamento hospitalar", declarou Raab em entrevista coletiva diária, na qual esteve acompanhado de Chris Whitty, assessor médico do governo, e Patrick Vallance, consultor científico.
O chefe da diplomacia britânica lembrou que, embora o distanciamento esteja dando frutos, os assessores alertam para as evidências ainda "mistas e inconsistentes", reconhecendo que ainda não foram reduzidas "as taxas de contágio como gostaríamos".
"Qualquer mudança agora nas medidas de distanciamento social poderia aumentar significativamente as infecções", ressaltou Raab, segundo o qual "qualquer relaxamento" dessas condições significaria um risco para "a saúde pública e para a economia".
Raab disse que o governo só considerará o relaxamento do confinamento quando estiver claro que o NHS "pode lidar" com a pandemia, houver "evidência de uma queda sustentada e constante na taxa de mortalidade diária" e os "dados confiáveis" mostrarem que a "taxa de contágios cai em níveis administráveis".