Rússia x Ucrânia

Internacional Reino Unido sanciona bancos e empresários russos

Reino Unido sanciona bancos e empresários russos

Primeiro-ministro Boris Johnson também fechou espaço aéreo do Reino Unido para a companhia Aeroloft

AFP
Primeiro-ministro Boris Johnson em sessão no Parlamento britânico

Primeiro-ministro Boris Johnson em sessão no Parlamento britânico

PRU/AFP - 24.2.2022

O Reino Unido fechou o espaço aéreo à companhia russa Aeroflot, congelou bens de grupos bancários e fabricantes de armas e sancionou cinco magnatas russos, em represália à invasão da Ucrânia, anunciou nesta quinta-feira (24) o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Ao anunciar as sanções perante o Parlamento britânico, Johnson afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, "nunca poderá lavar as mãos do sangue da Ucrânia".

Além dos cinco bancos já sancionados na terça-feira (22), o gigante bancário estatal russo VTB está na alça de mira e viu seus ativos em solo britânico congelados. Em termos mais gerais, as novas medidas "nos permitirão excluir por completo os bancos russos do setor financeiro britânico, que obviamente é o maior da Europa", disse Johnson.

As medidas também vão impedir que as empresas públicas e privadas arrecadem fundos no Reino Unido e limitarão a quantidade de dinheiro que os russos podem ter em contas bancárias britânicas.

No total, 100 novas entidades estão na alça de mira, como o conglomerado Rostec. Cinco empresários foram adicionados à lista de pessoas que têm entrada proibida no Reino Unido, onde os ativos estão congelados.

Entre eles estão Kirill Shamalov (petroquímica), o ex-genro de Vladimir Putin segundo veículos de comunicação, Yuri Sliousar (aeronáutica), Pyotr Fradkov (setor bancário), Denis Bortnikov (setor bancário) e Elena Georgieva (setor bancário).

Além disso, será introduzida uma nova lei que visará as exportações de tecnologia para a Rússia, o que "reduzirá as capacidades militares, industriais e tecnológicas da Rússia nos próximos anos", disse Johnson.

O primeiro-ministro condenou duramente a invasão russa da Ucrânia, mas seu governo tem sido alvo de críticas sobre a passividade frente ao fluxo de dinheiro russo de origem duvidosa que entrou em Londres nos últimos anos.

R7

Últimas