Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reino Unido se prepara para a coroação do rei Charles 3º

O primogênito de Elizabeth 2ª receberá a coroa diante de 2.000 convidados na Abadia de Westminster, no dia 6 de maio

Internacional|

Cerimônia de coroação de Charles 3º será no dia 6 de maio
Cerimônia de coroação de Charles 3º será no dia 6 de maio Cerimônia de coroação de Charles 3º será no dia 6 de maio

Charles 3º será oficialmente coroado em Londres dentro de duas semanas, em uma cerimônia rica em tradição, mas que o rei britânico quer mais simples e moderna do que a de Elizabeth 2ª, há 70 anos. E isso desperta muito menos interesse.

Sua coroação, em 6 de maio, na Abadia de Westminster, diante de 2.000 convidados, incluindo chefes de Estado, realeza de outras monarquias e membros da sociedade civil, acontecerá oito meses depois que ele assumiu o trono com a morte de sua mãe, que reinou por sete décadas.

A coroação da muito jovem Elizabeth 2ª, em 1953, teve 8.000 convidados e uma carruagem do século 18 e durou três horas.

A de Charles 3º, de 74 anos e que substituía a mãe havia muito tempo, será limitada a pouco mais de uma hora e terá elementos modernos, como uma carruagem climatizada e um óleo vegano.

Publicidade

Mas, se a coroação de Elizabeth 2ª foi acompanhada pela BBC por 27 milhões dos então 36 milhões de britânicos, agora 64% dizem não estar interessados, segundo uma pesquisa da YouGov.

Em um Reino Unido em plena crise, com uma inflação que não fica abaixo dos 10%, outra pesquisa mostrou que, para 51% dos britânicos, a cerimônia não deveria ser paga com dinheiro público.

Publicidade

Não haverá "extravagância nem excesso", prometeu o ministro do Gabinete, Oliver Dowden. Mas "é um momento maravilhoso da nossa história, e as pessoas não gostariam de nos ver economizando", acrescentou.

Charles 3º, cujo papel é meramente cerimonial e sem poder político, chega ao trono em um Reino Unido com múltiplos desafios. Entre eles, aspirações separatistas em duas de suas nações — a Escócia e a Irlanda do Norte — e a revisão do passado colonial e escravista, que levou o novo rei a apoiar uma investigação sobre o papel da monarquia no tráfico de escravos.

Publicidade

Nesse contexto, o grupo antimonarquista Republic planeja um protesto no centro de Londres no dia da coroação.

"A coroação é a celebração do poder e privilégios hereditários, não tem lugar na sociedade moderna", disse seu presidente, Graham Smith.

Harry sem Meghan

Harry irá sozinho à cerimônia de coroação do pai
Harry irá sozinho à cerimônia de coroação do pai Harry irá sozinho à cerimônia de coroação do pai

Mas o que mais parece interessar a opinião pública é a presença do príncipe Harry entre os convidados.

Depois de lançar duras críticas à monarquia, em um documentário da Netflix e em um livro de memórias explosivo, o filho mais novo de Charles 3º, de 38 anos, comparecerá à cerimônia sozinho.

Sua esposa, Meghan, que chegou a acusar um membro não identificado da família real de racismo, ficará com os filhos na Califórnia, onde o casal vive desde que abandonou a monarquia, em 2020.

Leia também

A coroação em si começará pela manhã, com uma procissão de carruagem do Palácio de Buckingham até a Abadia de Westminster. Lá, Charles 3º prestará juramento antes de ser ungido pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby, nas mãos, na cabeça e no peito.

Em seguida, ele receberá os atributos reais: manto, orbe, cetro e coroa de Edward, do século 17, adaptada para a ocasião.

Camilla, de 75 anos, com quem Charles se casou pela segunda vez, em 2005, será proclamada com a coroa da rainha Mary, avó de Elizabeth 2ª.

Uma nova procissão, acompanhada por 4.000 soldados em uniforme de gala, os levará de volta ao palácio, de onde saudarão a multidão e assistirão a um desfile aéreo.

De 1761 a 2023: veja convites para a coroação da monarquia britânica

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.