Logo R7.com
RecordPlus

Relíquia de amor de Henrique 8º é recuperada pelo Museu Britânico após séculos perdida

Pingente é a única joia restante do casamento do rei com Catarina de Aragão

Internacional|Da Reuters

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Pingente de coração de ouro de Henrique 8º e Catarina de Aragão é recuperado pelo Museu Britânico.
  • Item, perdido por séculos, foi encontrado em 2019 e adquirido por 3,5 milhões de libras.
  • É a única joia remanescente do casamento de 24 anos, com inscrição em francês antigo.
  • Coincidiu com a infância da filha do casal, mas o casamento acabou devido ao romance de Henrique com Ana Bolena.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Coração de ouro 24 quilates ligado a Henrique 8° e Catarina de Aragão
Pingente foi descoberto em 2019 por um detector de metais, após séculos perdido Divulgação via Reuters - 10.02.2026

O casamento de Henrique 8° e Catarina de Aragão não durou — ele se divorciou dela em 1533 —, mas um pingente de coração de ouro ligado à união deles sobreviveu e agora foi garantido para exibição permanente no Museu Britânico.

O coração de ouro 24 quilates, com as iniciais do casal em vermelho e uma imagem da rosa Tudor e de uma romãzeira, foi adquirido pelo Museu Britânico após arrecadação de 3,5 milhões de libras (R$ 24,8 milhões) para evitar que fosse vendido a um colecionador particular.


O pingente — um símbolo do casamento inicialmente dedicado mas depois condenado ao fracasso — ficou perdido por centenas de anos.

LEIA MAIS:

Mas em 2019, ele foi descoberto por um detector de metais em um campo em Warwickshire e, de acordo com as leis britânicas sobre tesouros, os museus de todo o país têm a chance de adquirir achados históricos significativos antes que eles sejam colocados à venda ao público.


O pingente é a única joia que ainda existe do casamento de 24 anos de Henrique com Catarina e apresenta uma faixa com a inscrição “tousiors” ou “sempre” em francês antigo.

O item capturou a imaginação de cerca de 45 mil pessoas que doaram 380 mil libras, juntamente com o financiamento fornecido pelo National Heritage Memorial Fund e outros fundos para aumentar o valor, metade do qual vai para o detectorista e metade para o proprietário do terreno.


“Esta bela relíquia nos conta um pedaço da história inglesa que poucos de nós conhecíamos, mas que agora todos podemos compartilhar”, disse o diretor do Museu Britânico, Nicholas Cullinan, em comunicado na terça-feira.

Acredita-se que o pingente tenha sido criado em 1518 para celebrar o noivado de Maria, filha de Henrique e Catarina, com o herdeiro aparente da França.


Mas, no início da década de 1530, Henrique havia se apaixonado por Ana Bolena e estava desesperado por um herdeiro homem para garantir a dinastia Tudor. Henrique rompeu com a Igreja Católica para anular seu casamento com Catarina.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.