Republicanos ameaçam boicotar debates se emissoras exibirem programas sobre Hillary
Internacional|Do R7
Por Scott Malone
BOSTON, 16 Ago (Reuters) - O partido Republicano dos Estados Unidos resolveu nesta sexta-feira boicotar qualquer debate presidencial em 2016 patrocinado pela CNN e pela NBC se as redes forem adiante com planos de fazerem programas especiais sobre a democrata Hillary Clinton.
Delegados em um encontro do Comitê Nacional Republicano (RNC) votaram a favor de uma resolução incluindo o boicote e disseram que os programas seriam "pouco mais do que comerciais estendidos promovendo a ex-secretária Clinton".
O RNC também decidiu que iria exigir que quaisquer debates futuros tivessem "moderadores apropriados e parceiros de debate".
Os delegados aprovaram a moção por unanimidade na manhã de sexta-feira.
Líderes republicanos enviaram cartas de protesto na semana passada às duas emissoras, reclamando que um planejado documentário da CNN e uma minissérie da NBC eram anúncios políticos para a ex-secretária de Estado e esposa do ex-presidente Bill Clinton. Ela é vista como uma provável candidata à Casa Branca em 2016, mas não confirmou se vai disputar.
A votação aconteceu no último dia de uma reunião de três dias chamada "Fazendo Acontecer", onde os republicanos discutiram modos de usar a tecnologia e outras formas para se conectar com um leque maior de eleitores, depois do fracasso de Mitt Romney em derrotar o presidente democrata Barack Obama na eleição de novembro passado.
Funcionários da CNN disseram que o documentário, que deve aparecer em cinemas e na televisão em 2014, ainda não está finalizado, enquanto a NBC disse que sua minissérie está sendo produzida por uma unidade de entretenimento, que é independente da divisão de notícias.











