Restrições bancárias do Chipre podem ser levantadas em um mês, diz ministro
Internacional|Do R7
As restrições bancárias do Chipre, pedidas em troca de um plano de resgate internacional, podem ser levantadas em um prazo de um mês, afirmou nesta quinta-feira o ministro cipriota das Relações Exteriores, Ioannis Kasulides.
"Espera-se que as restrições possam ser levantadas em um mês se tudo correr tão bem quanto hoje", disse Kasulides em uma coletiva de imprensa, referindo-se à tranquilidade que reinou na ilha na reabertura dos bancos nesta quinta-feira, depois de permanecerem fechados por 12 dias.
Além de limitar os saques a um máximo de 300 euros por dia, os pagamentos e transferências não poderão superar os 5.000 euros por mês e os viajantes que abandonarem a ilha só poderão levar consigo 1.000 euros em dinheiro.
Já os cheques só poderão ser depositados em contas, e não serem trocados por dinheiro nos bancos, diferentemente do costume de muitos cipriotas.
al/bpz/dk/me/eg/ma/dm











