‘Reunião que parecia impossível aconteceu na Malásia’, diz Lula após encontro com Trump
Durante evento com empresários da Asean, presidente agradeceu a primeiro-ministro malaio pelo encontro
Internacional|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (26) que a reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “parecia impossível”, mas acabou se concretizando durante a cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), em Kuala Lumpur, na Malásia.
“Reunião que parecia impossível no Brasil e nos EUA aconteceu na Malásia”, declarou Lula ao agradecer o primeiro-ministro malaio, Anwar Ibrahim, por viabilizar o encontro entre os dois líderes. “Me deu a oportunidade de ter um dia muito feliz.”
Entenda como Lula e Trump superaram mal-estar e iniciaram aproximação
Os presidentes se reuniram no domingo (26) por cerca de 50 minutos, em um encontro a portas fechadas.
O diálogo ocorreu em meio ao aumento das tensões comerciais entre os dois países, após Washington impor tarifas de 50% sobre exportações brasileiras e sancionar autoridades nacionais por causa do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em publicação no X, Lula destacou o teor do diálogo. “Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral”, escreveu o presidente brasileiro.
Discurso diante de empresários
Durante o evento com empresários da Asean, Lula disse que o Brasil está pronto para receber investimentos, comprar produtos e também investir nos países do Sudeste Asiático. “Um presidente da República não sabe fazer negócios. Ele é um abridor de portas”, afirmou.
O petista ainda comentou sobre o perfil do empresariado nacional. “O Brasil tem dois tipos de empresários. Um gosta de viajar e garimpar oportunidades. Outro não sai do país e fica reclamando de taxa de juros. Vai vencer aquele que garimpa”, disse.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp






