Internacional Revista Time elege Elon Musk como Personalidade do Ano

Revista Time elege Elon Musk como Personalidade do Ano

O homem mais rico do mundo foi reconhecido pela empreitada espacial com a SpaceX e pelos projetos de carros elétricos da Tesla

  • Internacional | Letícia Sepúlveda, do R7, com AFP

O CEO da Tesla, Elon Musk, foi eleito Personalidade do Ano pela revista Time

O CEO da Tesla, Elon Musk, foi eleito Personalidade do Ano pela revista Time

Frederic J. Brown/AFP - 14.03.2019

A revista americana Time elegeu o sul-africano Elon Musk, CEO da Tesla, de 50 anos, como a personalidade do ano de 2021, nesta segunda-feira (13). 

"O homem mais rico do mundo não possui uma casa e recentemente começou a vender sua fortuna [vendeu 934 mil ações da Tesla]. Ele coloca satélites em órbita e usa a luz solar; dirige um carro que criou que não utiliza gasolina e quase não precisa de um motorista", aponta a publicação.

Musk foi eleito pela revista por ser um homem que "deseja salvar nosso planeta e nos dar um novo para habitar". O veículo ainda destaca que a empresa de foguetes do empresário, a SpaceX, ultrapassou a Boeing na disputa pelas viagens espaciais dos Estados Unidos.

Capa da edição da revista "Time" que elegeu Elon Musk "Personalidade do Ano"

Capa da edição da revista "Time" que elegeu Elon Musk "Personalidade do Ano"

Reprodução/Time

Além disso, a Tesla, sua empresa, controla dois terços do mercado multibilionário de veículos elétricos, em que foi pioneira, e está avaliada em US$ 1 trilhão. Isso fez de Musk, com um patrimônio líquido de mais de US$ 250 bilhões, o cidadão mais rico da história.

Em abril de 2021, a SpaceX recebeu contrato exclusivo da Nasa para levar astronautas americanos à Lua pela primeira vez desde 1972. Em maio, Musk apresentou o Saturday Night Live e, também neste ano, a locadora de automóveis Hertz anunciou que planejava adicionar 100 mil Teslas à sua frota. 

Além disso, no mês passado, um de seus foguetes lançou o primeiro teste de defesa planetária antiasteroide da Nasa, semanas antes de outro veículo espacial lançar uma missão inédita para estudar raios-X cósmicos. 

"A Personalidade do Ano é um marcador de influência, e poucos indivíduos tiveram mais influência do que Elon Musk na vida na Terra, e potencialmente na vida fora da Terra também", afirma o editor-chefe da Time, Edward Felsenthal.

"Ainda não sabemos até que ponto a Tesla, a SpaceX e os empreendimentos que Musk está por imaginar mudarão nossas vidas. Aos 50 anos, ele tem muito tempo para escrever o futuro, o seu e o nosso. Gostemos ou não, agora estamos no mundo de Musk", tuitou Felsenthal. 

Musk acumulou 66 milhões de seguidores no Twitter, fala ambiciosamente sobre seu interesse em colonizar Marte e pensa em concretizar voos orbitais no próximo ano, como parte do retorno americano à Lua planejado pela SpaceX. Ele também é conhecido por mover os mercados e o valor das criptomoedas com um único tuíte.

Seus inovadores veículos elétricos ainda são responsáveis pelo seu principal impacto socioeconômico. "Nossa intenção com a Tesla sempre foi servir de exemplo para a indústria automobilística e esperar que ela também faça carros elétricos para que possamos acelerar a transição para a energia sustentável", disse Musk à Time, em entrevista divulgada com o anúncio da Personalidade do Ano.

O espaço sideral também está na vanguarda das ambições de Musk. "Seu objetivo é fazer da humanidade uma espécie de multiplaneta", afirmou Jeffrey Kluger, colaborador e autor da Time, no vídeo de divulgação.

SpaceX divulga primeiras fotos dos tripulantes civis no espaço

Últimas