Revista Time elege Elon Musk como Personalidade do Ano
O homem mais rico do mundo foi reconhecido pela empreitada espacial com a SpaceX e pelos projetos de carros elétricos da Tesla
Internacional|Letícia Sepúlveda, do R7, com AFP
A revista americana Time elegeu o sul-africano Elon Musk, CEO da Tesla, de 50 anos, como a personalidade do ano de 2021, nesta segunda-feira (13).
"O homem mais rico do mundo não possui uma casa e recentemente começou a vender sua fortuna [vendeu 934 mil ações da Tesla]. Ele coloca satélites em órbita e usa a luz solar; dirige um carro que criou que não utiliza gasolina e quase não precisa de um motorista", aponta a publicação.
Musk foi eleito pela revista por ser um homem que "deseja salvar nosso planeta e nos dar um novo para habitar". O veículo ainda destaca que a empresa de foguetes do empresário, a SpaceX, ultrapassou a Boeing na disputa pelas viagens espaciais dos Estados Unidos.
Além disso, a Tesla, sua empresa, controla dois terços do mercado multibilionário de veículos elétricos, em que foi pioneira, e está avaliada em US$ 1 trilhão. Isso fez de Musk, com um patrimônio líquido de mais de US$ 250 bilhões, o cidadão mais rico da história.
Em abril de 2021, a SpaceX recebeu contrato exclusivo da Nasa para levar astronautas americanos à Lua pela primeira vez desde 1972. Em maio, Musk apresentou o Saturday Night Live e, também neste ano, a locadora de automóveis Hertz anunciou que planejava adicionar 100 mil Teslas à sua frota.
Além disso, no mês passado, um de seus foguetes lançou o primeiro teste de defesa planetária antiasteroide da Nasa, semanas antes de outro veículo espacial lançar uma missão inédita para estudar raios-X cósmicos.
"A Personalidade do Ano é um marcador de influência, e poucos indivíduos tiveram mais influência do que Elon Musk na vida na Terra, e potencialmente na vida fora da Terra também", afirma o editor-chefe da Time, Edward Felsenthal.
Leia também
"Ainda não sabemos até que ponto a Tesla, a SpaceX e os empreendimentos que Musk está por imaginar mudarão nossas vidas. Aos 50 anos, ele tem muito tempo para escrever o futuro, o seu e o nosso. Gostemos ou não, agora estamos no mundo de Musk", tuitou Felsenthal.
Musk acumulou 66 milhões de seguidores no Twitter, fala ambiciosamente sobre seu interesse em colonizar Marte e pensa em concretizar voos orbitais no próximo ano, como parte do retorno americano à Lua planejado pela SpaceX. Ele também é conhecido por mover os mercados e o valor das criptomoedas com um único tuíte.
Seus inovadores veículos elétricos ainda são responsáveis pelo seu principal impacto socioeconômico. "Nossa intenção com a Tesla sempre foi servir de exemplo para a indústria automobilística e esperar que ela também faça carros elétricos para que possamos acelerar a transição para a energia sustentável", disse Musk à Time, em entrevista divulgada com o anúncio da Personalidade do Ano.
O espaço sideral também está na vanguarda das ambições de Musk. "Seu objetivo é fazer da humanidade uma espécie de multiplaneta", afirmou Jeffrey Kluger, colaborador e autor da Time, no vídeo de divulgação.