Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Rússia acusa três funcionários da embaixada dos EUA de roubo

Russos exigem que americanos retirem a imunidade diplomática dos fuzileiros suspeitos de envolvimento no furto

Internacional|Do R7

Rússia e Estados Unidos vivem tensão diplomática nos últimos meses
Rússia e Estados Unidos vivem tensão diplomática nos últimos meses

A Rússia anunciou nesta sexta-feira (8) que solicitou a suspensão da imunidade diplomática de três funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Moscou, alegando que eram suspeitos de roubo.

O anúncio foi feito em meio a tensões crescentes entre Washington e Moscou, e dias depois que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) decidiu retirar o credenciamento de oito membros da missão russa em Bruxelas, acusados de espionagem.

A Rússia "enviou uma nota à embaixada dos Estados Unidos solicitando o levantamento da imunidade diplomática de três funcionários da missão americana a fim de processá-los", disse o Ministério das Relações Exteriores russo.

Os funcionários são suspeitos de terem "roubado pertences de um cidadão russo".


Se a missão americana se recusar a atender ao pedido, os envolvidos "deverão deixar a Rússia imediatamente", disse o ministério. A polícia de Moscou disse à agência de notícias oficial Tass que recebeu uma reclamação sobre o roubo de uma mochila em um bar de Moscou.

As câmeras de vigilância do estabelecimento teriam registrado a imagem de três fuzileiros navais americanos – funcionários da Embaixada dos Estados Unidos na Rússia, entre 21 e 26 anos – com o objeto roubado.


O valor do suposto roubo é estimado em 15.000 rublos (cerca de R$ 1.150), de acordo com a fonte. As autoridades abriram uma investigação de roubo, crime cuja pena máxima na Rússia é de cinco anos de prisão.

De acordo com a agência Interfax, que cita uma fonte policial, o roubo ocorreu em 18 de setembro e os cidadãos americanos estavam "em estado de embriaguez".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.