Internacional Rússia ameaça fechar principal jornal independente do país

Rússia ameaça fechar principal jornal independente do país

Editor-chefe do veículo de comunicação é o jornalista vencedor do Prêmio Nobel da Paz deste ano, Dmitri Muratov

Reuters - Internacional
Jornalista Dmitri Muratov é vencedor do Prêmio Nobel da Paz e editor-chefe do Novaya Gazeta

Jornalista Dmitri Muratov é vencedor do Prêmio Nobel da Paz e editor-chefe do Novaya Gazeta

David 'Dee' Delgado/Reuters - 20/6/2022

O regulador de mídia da Rússia entrou com uma ação para retirar o registro do jornal independente Novaya Gazeta, de acordo com documentos publicados em um site do tribunal.

O Novaya Gazeta, uma referência da mídia independente da Rússia desde 1993, suspendeu as operações no país em março depois de receber avisos do regulador de comunicações e ser forçado a remover material de seu site sobre a invasão russa da Ucrânia.

Se o registro for retirado, os jornalistas do Novaya Gazeta perderão o direito de trabalhar se o jornal retomar as operações na Rússia.

Parte da equipe do jornal montou uma edição europeia a partir de Riga, na Letônia. Em abril, o site da edição europeia foi bloqueado dentro da Rússia.

O editor-chefe de longa data do Novaya Gazeta, o Prêmio Nobel da Paz Dmitri Muratov, permaneceu na Rússia apesar de sua oposição ao conflito na Ucrânia. Em abril, ele foi atacado por apoiadores da guerra, com tinta vermelha jogada sobre ele.

O anúncio chega depois que o jornal recebeu duas advertências do Roskomnadzor, órgão estatal russo de controle das comunicações, por supostas infrações.

Muratov afirma que as advertências são uma vingança pela cobertura do Novaya Gazeta da ofensiva e seus esforços para estimar "as perdas e a destruição", tanto na Rússia como na Ucrânia.

Últimas