Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Rússia anuncia nova retirada de tropas da Crimeia, península ucraniana anexada

Informação foi dada horas depois dos EUA afirmarem que a Rússia teria reforçado seu cerco nas fronteiras com a Ucrânia

Internacional|Do R7, com informações da AFP

O governo russo disse, nesta quinta-feira (17), que continua sua retirada militar da Crimeia, península ucraniana anexada, onde o envio de tropas de Moscou alimentou os temores de uma invasão.

"As unidades do Distrito Federal do Sul que encerraram sua participação em manobras táticas nas bases da península da Crimeia estão retornando às suas bases de trem", disse o Ministério da Defesa russo a agências de notícias. A televisão local mostrou um trem carregado de caminhões militares atravessando a ponte que liga a Crimeia ao território russo.

O anúncio vem poucas horas depois dos EUA afirmarem que a Rússia teria reforçado em 7.000 soldados seu cerco nas fronteiras com a Ucrânia. "Confirmamos que nos últimos dias a Rússia aumentou sua presença ao longo da fronteira com a Ucrânia com até 7.000 soldados", um funcionário de alto escalão do governo dos Estados Unidos em uma conversa por telefone com repórteres.

Leia também

A Rússia anunciou nesta terça-feira (15) a retirada de algumas unidades militares da fronteira com a Ucrânia, mantendo suas exigências aos EUA e à Otan, que implicam, antes de mais nada, em um veto inequívoco à entrada de Kiev no bloco euro-atlântico. O anúncio sobre o retorno às bases dos militares posicionados perto da fronteira ucraniana coincidiu com a visita a Moscou do chanceler alemão, Olaf Scholz, e seu encontro com o presidente russo, Vladimir Putin.

"O governo russo disse que retiraria as tropas da fronteira com a Ucrânia. Eles receberam muita atenção por essa declaração, tanto aqui quanto em todo o mundo, mas agora sabemos que era falsa", acrescentou o funcionário americano.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.