Internacional Rússia apresentará protesto oficial por "tomada" de escola de embaixada em Varsóvia

Rússia apresentará protesto oficial por "tomada" de escola de embaixada em Varsóvia

Embaixador russo alega que medida foi contra Convenção de Viena; Polônia diz ter direito de tomar o prédio

Reuters
Embaixador russo alega que medida foi violação da Convenção de Viena

Embaixador russo alega que medida foi violação da Convenção de Viena

Wikimedia/Commons Tilman2007

A Rússia apresentará um protesto diplomático pelo que afirma ser um confisco ilegal pelas autoridades polonesas das suas escolas de embaixada em Varsóvia, disse o embaixador de Moscou na Polônia a agências de notícias estatais da Rússia neste sábado (29).

Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Sergei Andreyev, o embaixador, afirmou que a medida foi uma violação da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas, mas a Polônia disse que tinha o direito de pegar o prédio de volta.

“As autoridades polonesas decidiram tomar medidas enérgicas, apesar do fato de este ser um prédio diplomático, um prédio escolar”, disse Andreyev à agência de notícias TASS.

“Esta é uma ação ilegal e uma violação da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas. Claro que apresentaremos um protesto”, afirmou, segundo a agência de notícias RIA, acrescentando que esperava que Moscou ponderasse uma possível retaliação.

A emissora de televisão estatal polonesas TVP Info veiculou que a polícia estava presente no lado de fora da escola na rua Kieleckiej, em Varsóvia, na manhã de sábado.

“O embaixador tem o direito de fazer este protesto. Até agora, não sabemos se ele o fez ou não, estamos esperando por isso", disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lukasz Jasina, à Reuters.

“Nossa opinião, que foi confirmada pelos tribunais, é que esta propriedade pertence ao Estado polonês e foi tomada pela Rússia ilegalmente.”

Últimas