Logo R7.com
RecordPlus

Rússia atua nas sombras para não ativar o artigo 5° da Otan; entenda

Rivalidade entre russos e ingleses se intensifica após ameaça do governo de Vladimir Putin

Internacional|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Rússia alertou sobre consequências após relatos do uso de drones britânicos em ataques ucranianos.
  • A embaixada russa em Londres acusou o Reino Unido de ser cúmplice nos ataques e de escalar o conflito.
  • O primeiro-ministro britânico reafirmou o apoio à Ucrânia contra a Rússia.
  • Especialistas destacam que a Rússia evita atacar o Reino Unido para não ativar o artigo 5° da OTAN.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Rússia alertou para consequências depois que relatos indicaram o uso de drones britânicos em ataques ucranianos. De acordo com um jornal do Reino Unido, a Ucrânia teria utilizado equipamentos produzidos por duas empresas europeias contra as instalações militares e industriais no território russo.

Segundo a embaixada de Moscou em Londres, o Reino Unido é cúmplice e coautor desses ataques e por “optar deliberadamente por uma escada no conflito”. Além disso, o comunicado do órgão diplomático e as ações do país inglês também terão consequências inevitáveis.


Veja Também

Em resposta, o primeiro-ministro britânico afirmou que o Reino Unido apoiará a Ucrânia contra a Rússia e permanecerá ao lado de Kiev na hora de necessidade.

Em entrevista ao Conexão Record News, o especialista em segurança e estratégia internacional Ricardo Cabral explicou que o Reino Unido se tornou o principal fornecedor atual do esforço de guerra com relação a drones para a Ucrânia, com o envio de mísseis interceptadores e drones de ataque de longo alcance. Ao mesmo tempo, Cabral ressaltou que há uma rivalidade de séculos entre a Inglaterra e a Rússia e que esse também pode ser um motivador para o auxílio britânico.


A Rússia faz uma guerra nas sombras; uma guerra híbrida, como muitos atos de sabotagem contra as indústrias europeias que apoiam a Ucrânia[...] e agora os russos ameaçaram diretamente essas empresas, porque elas participam do esforço de guerra ucraniano”, enfatizou.

Além disso, o especialista também afirmou que, apesar das ameaças russas, o país não chegaria a atacar o território inglês por ele fazer parte da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), e que isso implicaria na ativação do artigo 5°, em que as nações integrantes do bloco se unem para defender a que foi atacada.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.