Rússia convida Talibã e governo afegão para negociar a paz
Governo russo convida representantes do movimento extremista e do governo do Afeganistão para uma cúpula no início de setembro, em Moscou
Internacional|Fábio Fleury, do R7
O governo da Rússia convidou o Talibã e o governo do Afeganistão a mandarem representantes para uma reunião em Moscou, no dia 4 de setembro, numa tentativa de tentar negociar a paz depois de quase 17 anos de guerra.
O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, confirmou o convite na última terça-feira (21) e disse que "as respostas iniciais têm sido positivas", mas ainda não há confirmação de presenças.
Leia também
Lavrov também disse que convidou representantes de 11 países, incluindo China, Irã e Paquistão, para compôr a mesa de negociações. Se o Talibã comparecer, será a primeira vez que o grupo aceita um convite desse tipo.
Os extremistas já recusaram uma proposta parecida para uma outra reunião, também em Moscou, no ano passado.
Um representante do Departamento de Estado dos EUA indicou que o país recusou um convite para a cúpula na capital russa. "Apoiamos iniciativas criadas e lideradas pelo Afeganistão. Acreditamos que essa reunião dificilmente trará progresso", afirmou o porta-voz.