Rússia diz que mísseis Oreshnik, com capacidade nuclear, entraram em serviço ativo
Anúncio coincide com a fase crucial dos esforços dos EUA para pôr fim à guerra na Ucrânia
Internacional|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Ministério da Defesa da Rússia informou, nesta terça-feira (30), que o sistema de mísseis Oreshnik, com capacidade nuclear, entrou em serviço ativo na Bielorrússia.
O anúncio acontece enquanto os esforços dos Estados Unidos para intermediar um acordo para encerrar a guerra de quase quatro anos na Ucrânia entram em uma fase crucial.
O ministério divulgou um vídeo mostrando veículos de combate que fazem parte do sistema móvel de mísseis balísticos de alcance intermediário atravessando uma floresta como parte do treinamento de combate.
Leia mais
O anúncio do ministério seguiu uma declaração do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, que disse no início deste mês que o Oreshnik havia chegado ao país. Segundo o líder, até dez desses sistemas de mísseis serão estacionados no país do leste europeu.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou no início deste mês que o Oreshnik entraria em serviço de combate antes do final do ano.
Ele fez a declaração em uma reunião com altos oficiais militares russos, na qual alertou que Moscou buscará estender seus ganhos na Ucrânia se Kiev e seus aliados ocidentais rejeitarem as exigências do Kremlin nas negociações de paz.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp








