Logo R7.com
RecordPlus

Rússia diz que não há mais mal-entendidos com EUA sobre Ucrânia

Ministro destaca progresso nas negociações, mas guerra ainda persiste

Internacional|Da Reuters

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declara que mal-entendidos com os EUA sobre a Ucrânia foram resolvidos após reunião no início do mês.
  • O Kremlin elogiou a reunião entre Putin e enviados dos EUA como "construtiva", apesar da falta de avanços significativos na guerra.
  • Lavrov afirma que há "entendimentos mútuos" entre Putin e Biden, com propostas de segurança coletiva sendo discutidas.
  • A Rússia reafirma que não aceitará a adesão da Ucrânia à Otan e busca proteção para falantes de russo na região.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Sergei Lavrov fez o anúncio nesta quinta-feira (11), em Moscou Alexander Nemenov/Pool via Reuters - 25.11.2025

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse na quinta-feira (11) que todos os “mal-entendidos” com os Estados Unidos sobre a Ucrânia foram resolvidos após uma reunião no início deste mês entre o presidente Vladimir Putin e o enviado dos EUA Steve Witkoff.

O Kremlin elogiou a reunião de 2 de dezembro com Witkoff e Jared Kushner como “construtiva”, embora não tenham sido alcançados grandes avanços para resolver a guerra na Ucrânia.


Lavrov afirmou na quinta-feira que as conversas confirmaram os “entendimentos mútuos” alcançados entre Putin e Donald Trump, em uma cúpula no Alasca em agosto.

LEIA MAIS:

“Agora, aqui, em nossas negociações com os norte-americanos sobre a questão da Ucrânia, eu pessoalmente acredito que os mal-entendidos e as falhas de comunicação foram resolvidos”, disse ele.


Lavrov acrescentou que a Rússia quer um pacote de documentos acordados para um pacto de paz sustentável e de longo prazo na Ucrânia, com garantias de segurança para todas as partes envolvidas.

“Transmitimos aos nossos pares norte-americanos propostas adicionais relativas a garantias de segurança coletiva”, disse Lavrov. “Entendemos que, ao discutir garantias de segurança, não podemos nos limitar apenas à Ucrânia.”


Ele também reafirmou que a Rússia não aceitará que a Ucrânia se torne membro da Otan e que Moscou quer proteção para os falantes de russo na Ucrânia.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.