Rússia e Ucrânia anunciam cessar-fogo para retirada de civis das cidades de Mariupol e Volnovakha
Criação de corredores humanitários foi acordada na segunda rodada de negociações entre os dois países, na última quinta (3)
Internacional|Do R7, com informações da AFP

O Ministério da Defesa russo anunciou um cessar-fogo neste sábado (5) para permitir a evacuação de moradores de duas cidades sitiadas na Ucrânia: Mariupol e Volnovakha. O Kremlin deixou claro que a redução na ofensiva não vale para todo o território ucraniano, e os cidadãos terão cinco horas para sair das cidades.
"O lado russo declara um regime de silêncio [de armas] e a abertura de corredores humanitários para a evacuação de civis de Mariupol e Volnovakha", disse o ministério, citado por agências de notícias russas.
A Prefeitura de Mariupol confirmou a trégua e anunciou o início da retirada de seus moradores. "A evacuação da população civil começará às 11h do horário local [6h no Brasil]", disse o prefeito da cidade, Vadim Boychenko.
“No total, serão necessárias várias etapas de evacuação, divididas em vários dias, para que cada pessoa que queira sair possa fazê-lo”, acrescentou a mesma fonte em sua conta do Telegram.
O corredor de evacuação de civis leva à cidade ucraniana de Zaporizhzhia, 220 quilômetros a noroeste.
O controle de Mariupol é de natureza estratégica para a Rússia, porque permitiria garantir a continuidade territorial entre suas forças que chegam da península da Crimeia e as dos territórios separatistas pró-russos do Donbass ucraniano.
Embora a Rússia negue reiteradamente que bombardeia alvos civis na Ucrânia, muitas imagens em vídeo e fotos mostram o contrário. O Exército russo vem atingindo casas, escolas, hospitais e prédios em várias regiões ucranianas. Na imagem acima, homem and...
Embora a Rússia negue reiteradamente que bombardeia alvos civis na Ucrânia, muitas imagens em vídeo e fotos mostram o contrário. O Exército russo vem atingindo casas, escolas, hospitais e prédios em várias regiões ucranianas. Na imagem acima, homem anda de bicicleta, nesta sexta (4), na cidade de Chernihiv (no norte da Ucrânia, e perto da capital, Kiev), entre os escombros de prédios residenciais destruídos por bombas russas





















