Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia e Ucrânia trocam acusações por bombardeio nos arredores de usina de Zaporizhzhia

Instalação nucelar é controlada pela Rússia desde março deste ano, mas se tornou alvo intenso de ataques nos últimos dias

Internacional|

Incêndio em região próxima à usina leva a temores de um novo desastre nuclear
Incêndio em região próxima à usina leva a temores de um novo desastre nuclear Incêndio em região próxima à usina leva a temores de um novo desastre nuclear

Moscou e Kiev trocaram novas acusações neste sábado (27) por bombardeios em torno da usina nuclear de Zaporizhzhia, localizada na Ucrânia e sob controle russo, com a comunidade internacional preocupada que conflitos na região possam causar um desastre.

Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa, é controlada por forças russas desde o começo de março. Funcionários ucranianos continuam operando-a e, nas últimas semanas, os dois lados trocaram acusações por bombardeios perto da usina.

A empresa nuclear estatal da Ucrânia, Energoatom, disse que soldados russos novamente bombardearam os terrenos do complexo da usina nas últimas 24 horas. "O dano está sendo avaliado neste momento", escreveu a companhia em um comunicado no Telegram.

O ministério da Defesa da Rússia acusou forças ucranianas por três bombardeios no complexo da usina nas últimas 24 horas. A Reuters não conseguiu verificar o relato no campo de batalha.

Publicidade

"Um total de 17 bombas foram atiradas, e quatro atingiram o teto do Prédio Especial No. 1, onde estão armazenados 168 conjuntos de combustível nuclear WestingHouse dos EUA", disse o ministério da Defesa russo em comunicado.

A pasta afirmou que dez bombas explodiram perto de uma instalação de armazenamento a seco para combustível nuclear usado, e outras três perto de um prédio que abriga combustível nuclear fresco. O ministério disse que a situação de radiação na usina continuava normal.

Publicidade

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, disse na sexta-feira (26) que a situação em Zaporizhzhia permanecia "muito arriscada", após dois dos seis reatores serem religados à rede, na esteira de bombardeios que levaram a usina nuclear a desconectá-los pela primeira vez na história.

A Energoatom disse na noite de sexta-feira que os dois reatores em funcionamento da usina haviam sido reconectados à rede e estavam novamente fornecendo eletricidade, após terem sido desconectados na quinta-feira (25).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.