Logo R7.com
RecordPlus

Rússia fecha espaço aéreo de São Petersburgo por causa de óvni

Kremlin não deu detalhes, mas diz que Vladimir Putin sabe do incidente ocorrido após caso do balão chinês nos EUA

Internacional|Do R7, com AFP

  • Google News
Espaço aéreo de São Petersburgo chegou a ser fechado devido ao óvni
Espaço aéreo de São Petersburgo chegou a ser fechado devido ao óvni

A Rússia detectou um óvni (objeto voador não identificado) nesta terça-feira (28) e decidiu fechar o espaço aéreo de São Petersburgo, a segunda maior cidade do país, atrás da capital, Moscou. O aeroporto de Pulkovo teve voos cancelados em razão do incidente ocorrido após o caso do balão chinês nos EUA. O terminal já voltou à normalidade.

À agência de notícias russa RIA Novosti, o secretário de imprensa do presidente da Federação Russa, Dmitry Peskov, preferiu não dar detalhes dos motivos do fechamento do aeroporto. "Vamos nos concentrar nas declarações e nos esclarecimentos que já foram ou se seguirão das autoridades de aviação ou militares", disse.


Peskov também garantiu que Vladimir Putin tomou conhecimento do óvni e do tumulto provocado em São Petersburgo. "O presidente tem informações completas sobre esse assunto. Seria errado nos contar sobre isso de qualquer maneira. Aqueles que são responsáveis ​​por isso devem fazê-lo", argumentou.

Nas primeiras horas da tarde desta terça, no horário local, o aeroporto de Pulkovo já havia sido reaberto, de acordo com a agência russa Tass. "Os céus de São Petersburgo estão abertos, e todas as restrições temporárias foram removidas", disse o governo russo em comunicado no Telegram.


Os primeiros quatro voos pousaram em Pulkovo a partir das 12h50 no horário de Moscou, conforme os dados do próprio aeroporto.

Balão chinês

Mesmo sem o governo dar mais detalhes, a detecção do óvni na Rússia ocorre quase um mês depois de os Estados Unidos derrubarem um balão chinês suspeito de espionagem no território americano. Depois disso, os americanos ainda localizaram e abateram três óvnis — sobre esses três, o governo Biden não se aprofundou nas informações.


No meio de fevereiro, a Moldávia, localizada no Leste Europeu e que faz fronteira com a Ucrânia, precisou fechar temporariamente seu espaço aéreo devido a um "objeto voador semelhante a um balão-sonda meteorológico", em meio à tensão com a Rússia. A Romênia, um país-membro da Otan, mobilizou seus caças.

Naquela ocasião, a direção da Aviação Civil informou que recebeu "um relatório segundo o qual um pequeno óvni foi detectado. Levando em conta as condições meteorológicas e a impossibilidade de identificar o objeto e sua trajetória de voo", o espaço aéreo foi fechado por precaução e reaberto às 14h46, quando o perigo foi descartado.


Um jornal local referiu-se ao objeto como "um drone estrangeiro que voa sem autorização".

O pequeno país, localizado entre a Ucrânia e a Romênia, decidiu reforçar drasticamente as medidas de segurança, frente a supostos planos da Rússia para derrubar seu governo, pró-Europa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.