Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia leva ao espaço bandeiras de regiões separatistas da Ucrânia

Cosmonautas da agência espacial russa exibiram símbolos das repúblicas de Donetsk e Lugansk na Estação Espacial Internacional

Internacional|

Cosmonautas levaram bandeira para demonstrar apoio às regiões separatistas da Ucrânia
Cosmonautas levaram bandeira para demonstrar apoio às regiões separatistas da Ucrânia Cosmonautas levaram bandeira para demonstrar apoio às regiões separatistas da Ucrânia

Três cosmonautas russos levaram ao espaço as bandeiras dos territórios separatistas autoproclamados de Lugansk e de Donetsk, na Ucrânia, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), segundo uma publicação no Telegram da agência espacial russa Roscosmos.

"Celebramos tanto em terra quanto no espaço", diz a publicação com fotos dos cosmonautas Oleg Artemiev, Denis Matveiev e Sergei Korsakov com as bandeiras de ambas as "repúblicas" do leste da Ucrânia a bordo da ISS.

"As forças russas e de Lugansk conseguiram o controle total de Lysychansk, a última grande cidade do RPL", a República Popular de Lugansk, disseram.

No domingo, as forças ucranianas anunciaram sua retirada desta cidade estratégica, o que facilitou aos militares russos e aos separatistas pró-russos conseguir o controle da região de Lugansk.

Publicidade

"Estamos convencidos de que o 3 de julho de 2022 estará para sempre gravado na história da República. Cidadãos da República popular aliada de Donetsk, esperem!", acrescentou a Roscosmos em sua publicação.

A tomada de Lysychansk foi essencial para o plano russo de conquista de todo o Donbass, uma bacia industrial parcialmente controlada pelos separatistas pró-russos desde 2014.

Para as forças ucranianas, a urgência é agora conter o avanço russo para o oeste, onde estão duas grandes cidades da região vizinha de Donetsk, Sloviansk e Kramatorsk.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.