Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia oferece corredores humanitários de 5 cidades da Ucrânia

Segundo agências de notícias russas, as passagens sairiam dos municípios de Chernigov, Kharkiv, Kiev, Mariupol e Sumy

Internacional|

Militares ucranianos escoltam refugiados ucranianos até estação de trem em Kiev
Militares ucranianos escoltam refugiados ucranianos até estação de trem em Kiev Militares ucranianos escoltam refugiados ucranianos até estação de trem em Kiev

A Rússia propôs o estabelecimento de corredores humanitários para permitir que civis deixem cinco cidades ucranianas, incluindo a capital Kiev, a partir das 9h (horário local) de terça-feira (8), dependendo da concordância da Ucrânia, informaram agências de notícias russas.

Mas a maioria dos corredores seria para a Rússia ou para Belarus, algo que as autoridades ucranianas rejeitaram.

Civis deixando as cidades de Kiev, Chernigov e Kharkiv viajariam para a Rússia, alguns via Belarus, informou a agência de notícias Interfax, citando comunicado de um comitê russo encarregado da coordenação humanitária na Ucrânia.

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, rejeitou propostas anteriores para a saída de cidadãos ucranianos para o que ele descreveu como "território ocupado" na Rússia e em Belarus.

Publicidade

As pessoas que deixassem a cidade de Sumy e Mariupol teriam, no entanto, a possibilidade de escolher entre a Rússia ou as cidades ucranianas de Poltava e Zaporizhia, respectivamente, de acordo com o comunicado mencionado pela Interfax.

A Ucrânia recebeu até as 3 da manhã (horário de Moscou) para concordar com os termos, disse a Interfax.

Publicidade

O embaixador ucraniano na ONU, Sergiy Kyslytsya, disse nesta segunda-feira durante reunião do Conselho de Segurança da ONU que a Rússia havia "minado os arranjos" dos corredores humanitários ao insistir que todas as rotas passem pela Rússia ou por Belarus.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/russia-oferece-corredores-humanitarios-de-5-cidades-da-ucrania-06072022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.