Rússia tem ‘a faca e o queijo na mão’ em relação ao futuro da Armênia, diz analista
País tenta se aproximar à UE, o que motivou Moscou a aumentar pressões sobre a nação, dependente do comércio com a Rússia
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A Armênia enfrenta pressões diplomáticas e comerciais da Rússia à medida que tenta aderir à União Europeia. A importação de peixe russo ao país foi proibida a partir desta segunda-feira (1º). A medida ocorre às vésperas das eleições, que ocorrem no fim de semana
Anteriormente aliadas, a relação entre as duas nações deteriorou após o território de Nagorno Karabakh ser tomada do governo armênio pelo Azerbaijão. A derrota motivou a aproximação com o bloco. Vladimir Putin alertou que o cenário ucraniano começou com as ambições semelhantes.
Leonardo Trevisan, professor de relações internacionais da ESPM, fez outra conexão com o país e entendeu que ele põe em risco a influência de Putin na Europa Oriental. “Não é só a guerra da Ucrânia, é o que ela representa de ameaça à Rússia para o resto da União Europeia. A Armênia é só um exemplo, pequeno, mas muito contundente.”
O cenário, contudo, não beneficia os armênios, detalhou Trevisan no Conexão Record News: “90% das exportações de produtos agrícolas feitos no país vão para a Rússia. Outro ponto: a Armênia [...] depende do petróleo russo como energia básica. Em outras palavras, a Rússia tem a faca e o queijo na mão, mas a Armênia quer — no mesmo quadro da Ucrânia — usar a UE para aliviar a pressão russa”.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!














