Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Russo é preso na fronteira com a Noruega em posse de drones e registros em imagens

Foram encontrados 4 terabites de fotos e vídeos feitos em território norueguês; prisão ocorreu em posto fronteiriço no Ártico

Internacional|

Russo teria usado drones para filmar e fotografar regiões da Noruega
Russo teria usado drones para filmar e fotografar regiões da Noruega Russo teria usado drones para filmar e fotografar regiões da Noruega

As autoridades norueguesas prenderam preventivamente, nesta sexta-feira (14), um russo detido dois dias atrás em posse de dois drones e de uma quantidade importante de fotos e vídeos gravados na Noruega, anunciou a Justiça.

Vitali Rustanov, de 50 anos, foi detido nesta quarta-feira no Ártico no posto fronteiriço de Storskog, o único ponto de passagem entre a Noruega e a Rússia, enquanto tentava retornar à Rússia com dois drones e equipamentos de armazenamento digital.

Nesta sexta-feira, um juiz do tribunal de Vadso o colocou em prisão preventiva por duas semanas, conforme solicitado pela polícia.

"Há razões para acreditar que o acusado tentará fugir da ação legal se não for mantido em prisão preventiva", declarou o magistrado, e alegou que o interessado tinha documentos de identidade russos e israelenses.

Publicidade

Na decisão judicial vista pela AFP, parece que Rustanov, na Noruega desde agosto, reconheceu ter pilotado os drones "por todo o país".

Tinha 4 terabites de fotos e vídeos, alguns deles criptografados.

Publicidade

Como outros países ocidentais, a Noruega proibiu indivíduos e entidades russas de sobrevoar seu território em resposta à invasão russa da Ucrânia.

A violação dessas sanções é punível com três anos de prisão.

Exército britânico treina recrutas ucranianos para guerra com russos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.