Rússia x Ucrânia

Internacional Russos atacam instituto ucraniano que possui reator nuclear, diz autoridade

Russos atacam instituto ucraniano que possui reator nuclear, diz autoridade

Representante do governo afirma que um incêndio atinge um albergue vizinho ao Instituto de Física e Tecnologia de Kharkiv

Reuters
Instituto de Física e Tecnologia de Kharkiv possui reator nuclear experimental

Instituto de Física e Tecnologia de Kharkiv possui reator nuclear experimental

Wikimedia Commons

O assessor do ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, Anton Gershchenko, informou nesta quinta-feira (10) que aviões russos bombardearam um instituto na cidade de Kharkiv que abriga um reator nuclear experimental. Ao lado do local, um albergue começou a pegar fogo após o ataque.

Gershchenko afirmou em uma publicação que o Instituto de Física e Tecnologia continha "fontes de radiação usadas para fins científicos".

A agência de notícias Interfax-Ucrânia divulgou que o corpo de bombeiros estava extinguindo um incêndio em um albergue de cinco andares que abrange um total de 100 metros quadrados.

O site oficial do Parlamento ucraniano havia dito anteriormente que os combates perto do instituto continuavam.

As forças russas capturaram na semana passada a usina nuclear de Zaporizhzhia após um ataque durante o qual uma instalação de treinamento adjacente foi incendiada. Enquanto a Ucrânia responsabiliza a Rússia pelas chamas, o governo de Vladimir Putin culpa os soldados de Volodmir Zelenski.

Últimas