Russos atacam instituto ucraniano que possui reator nuclear, diz autoridade
Representante do governo afirma que um incêndio atinge um albergue vizinho ao Instituto de Física e Tecnologia de Kharkiv
Internacional|Do R7
O assessor do ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, Anton Gershchenko, informou nesta quinta-feira (10) que aviões russos bombardearam um instituto na cidade de Kharkiv que abriga um reator nuclear experimental. Ao lado do local, um albergue começou a pegar fogo após o ataque.
Gershchenko afirmou em uma publicação que o Instituto de Física e Tecnologia continha "fontes de radiação usadas para fins científicos".
A agência de notícias Interfax-Ucrânia divulgou que o corpo de bombeiros estava extinguindo um incêndio em um albergue de cinco andares que abrange um total de 100 metros quadrados.
O site oficial do Parlamento ucraniano havia dito anteriormente que os combates perto do instituto continuavam.
As forças russas capturaram na semana passada a usina nuclear de Zaporizhzhia após um ataque durante o qual uma instalação de treinamento adjacente foi incendiada. Enquanto a Ucrânia responsabiliza a Rússia pelas chamas, o governo de Vladimir Putin culpa os soldados de Volodmir Zelenski.
" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/russos-atacam-instituto-ucraniano-que-possui-reator-nuclear-diz-autoridade-06072022"]