Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba como o frango frito se tornou uma tradição de Natal no Japão

Existem diversas teorias para explicar como a população japonesa trocou o tradicional peru por coxas e asas empanadas

Internacional|Maria Cunha*, do R7

Dia mais movimentado do KFC no Japão é geralmente 24 de dezembro
Dia mais movimentado do KFC no Japão é geralmente 24 de dezembro Dia mais movimentado do KFC no Japão é geralmente 24 de dezembro

A ceia de Natal dos brasileiros costuma ter sobre a mesa o tradicional peru assado. A ave, que é quase uma unanimidade por aqui, não faz parte das tradições em outros países. No Japão, por exemplo, a preferência é pela coxa e asa de frango frita e empanada.

Todos os anos, desde meados da década de 1980, estátuas em tamanho real do coronel Sanders, fundador da rede de fast-food americana do KFC (Kentucky Fried Chicken), surgem vestidas de Papai Noel durante o feriado. As franquias japonesas recebem multidões de clientes nesta época do ano.

O dia mais movimentado das lanchonetes no país é 24 de dezembro, quando são vendidos de cinco a dez vezes mais frango do que em outros dias do ano.

De acordo com dados divulgados pela própria rede americana, o KFC Japão arrecadou 6,9 bilhões de ienes (aproximadamente R$ 266,5 milhões) de 20 a 25 de dezembro de 2018, com filas na porta desde 23 de dezembro.

Publicidade

A tradição, porém, é antiga e se iniciou após um período de austeridade depois da Segunda Guerra Mundial, nas décadas de 1940 e 1950. Nesse momento, a economia japonesa começou a decolar e as pessoas tinham dinheiro para entrar na cultura de consumo ocidental pela primeira vez.

"Como os EUA eram uma potência cultural na época, havia um grande interesse na moda ocidental, alimentos, viagens ao exterior — o Japão estava realmente se abrindo”, explica Ted Bestor, professor de antropologia social da Universidade Harvard à CNN.

Publicidade

Leia também

Durante esse período de rápida globalização, a indústria de fast-food do Japão expandiu 600% entre 1970 e 1980, de acordo com Colonel Comes to Japan, um documentário de 1981 dirigido por John Nathan.

O KFC, então, abriu a primeira loja da rede no Japão, em Nagoya, em 1970. Em 1981, o fast-food abriu 324 lojas — mais de 30 por ano — e faturou cerca de R$ 1 milhão por ano, segundo o documentário.

Publicidade

Frango frito no Natal

Existem diversas teorias de como o petisco goduroso se tornou o escolhido dos japoneses
Existem diversas teorias de como o petisco goduroso se tornou o escolhido dos japoneses Existem diversas teorias de como o petisco goduroso se tornou o escolhido dos japoneses

O Natal era, e ainda é, um feriado tradicional no Japão, mas na década de 1970 muitas pessoas não tinham tradições familiares para a data.

Foi aí que a rede de fast-food entrou. A empresa lançou a campanha de marketing "Kentucky for Christmas" (“Kentucky para o Natal'', em tradução livre) em 1974.

Na televisão, anúncios de Natal da rede de restaurantes exibiam uma família que desfrutava um delicioso banquete de frango frito dourado, enquanto a música My Old Kentucky Home tocava ao fundo.

Depois disso, existem diversas teorias de como o petisco goduroso se tornou o escolhido dos japoneses. Alguns dizem que Takeshi Okawara, que administrou o primeiro KFC do país e mais tarde se tornou CEO do KFC Japão, comercializou falsamente frango frito como uma comida tradicional de Natal americana para aumentar as vendas.

Já de acordo com o KFC Japão, Okawara foi a uma festa de Natal vestido de Papai Noel e, como as crianças adoraram, ele viu uma oportunidade de negócio.

Outras fontes ainda dizem que o CEO simplesmente ouviu os ocidentais que procuravam um substituto para o peru e pensou em um alimento que seria digno da função.

Mesmo com essas histórias conflitantes, a empresa conseguiu capturar a imaginação dos japoneses e criar um fenômeno nacional para celebrar a data. 

* Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

Decoração da Casa Branca está pronta para o Natal; veja fotos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.