Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Satélite da Nasa cai sobre Kiev e provoca lampejo; pessoas achavam se tratar de um ataque russo

Agência espacial informou que equipamento de 300 quilos entraria na atmosfera em algum momento desta quarta-feira (19)

Internacional|Do R7, com informações da AFP

Forte lampejo é visto no céu da capital ucraniana nesta quarta-feira (19)
Forte lampejo é visto no céu da capital ucraniana nesta quarta-feira (19) Forte lampejo é visto no céu da capital ucraniana nesta quarta-feira (19)

A administração de Kiev informou, nesta quarta-feira (19), que um "satélite da Nasa" caiu na capital ucraniana, depois que um forte lampejo gerou uma onda de especulações nas redes sociais (assista abaixo). Em um primeiro momento, acreditava-se que o clarão era decorrente de um ataque russo. Um correspondente da AFP em Kiev viu o flash de luz no céu sobre a capital e informou que o fenômeno não foi acompanhado por nenhum ruído.

"Por volta das 22h [16h em Brasília] de 19 de abril, observou-se no céu de Kiev o lampejo brilhante de um objeto aéreo", afirmou o chefe da administração militar da cidade, Serhiy Popko, no Telegram. "Segundo a informação preliminar, o fenômeno foi resultado da queda de um satélite da Nasa na Terra."

Na segunda-feira (17), a Nasa anunciou que um antigo satélite, RHESSI, de 300 quilos, entraria na atmosfera em algum momento desta quarta. O equipamento, utilizado para observar as erupções solares, foi colocado em órbita em 2002 e saiu de serviço em 2018.

A agência espacial americana disse que esperava que a maior parte do objeto fosse se desintegrar ao entrar na atmosfera, mas admitiu que "alguns componentes" poderiam "sobreviver". O risco de que tais fragmentos possam atingir algum indivíduo é baixo, de aproximadamente um em cada 2.467, detalhou a agência espacial.

Publicidade

Pouco depois do ocorrido, a Força Aérea da Ucrânia afirmou que o fenômeno estava "relacionado com a queda de um satélite/meteorito". A Aeronáutica acrescentou, no entanto, que ainda era necessário esclarecer o ocorrido.

Nas redes sociais, circularam muitas especulações e memes após o clarão. A Força Aérea solicitou que os usuários não utilizassem seu emblema oficial para fins humorísticos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.