Logo R7.com
RecordPlus

Satélites de 15 países buscam avião desaparecido

Os aparelhos eram utilizados para observação meteorológica ou do meio ambiente

Internacional|Do R7

  • Google News

Satélites de observação da Terra pertencentes a 15 países estão procurando o avião desaparecido em virtude de um acordo internacional.

A Carta Internacional sobre o Espaço e as Grandes Catástrofes indicou em seu site que a China ativou este acordo internacional que data de 2000.


Em virtude deste acordo, em casos de emergência, as 15 agências espaciais ou institutos nacionais signatários, pertencentes aos Estados Unidos, União Europeia, Japão, China, Índia, Argentina e Brasil, podem colocar seus satélites à disposição das operações de resgate.

Empresa aérea investiga conduta de copiloto de avião desaparecido


G7 pede à Rússia o fim das ações para anexar a Crimeia

Neste caso, esses satélites dedicados habitualmente à observação meteorológica ou à supervisão do meio ambiente, entre outras coisas, proporcionam imagens grátis da região afetada.


"Agora se está usando a imaginologia para buscar rastros do avião, tanto antes como depois que desapareceu", indica o site.

A carta foi ativada centenas de vezes, principalmente para organizar tarefas de resgate depois de desastres naturais, como inundações, tsunamis, ciclones ou terremotos.

Dessa forma, foi ativada em novembro, quando o supertufão Haiyan sacudiu as Filipinas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.