Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sem novos casos, Montenegro se declara 'livre' do coronavírus

País de 650 mil habitantes não registra um novo contágio de covid-19 há três semanas e diz que conseguiu 'desenraizar' o coronavírus

Internacional|Da EFE

Barbearias como esta na capital, Pogdorica, capital de Montenegro, foram reabertas
Barbearias como esta na capital, Pogdorica, capital de Montenegro, foram reabertas Barbearias como esta na capital, Pogdorica, capital de Montenegro, foram reabertas

Montenegro se declarou um "país livre" do novo coronavírus nesta segunda-feira (25), após 20 dias consecutivos de testes com resultados apenas negativos para covid-19 e sem nenhum registro oficial de caso ativo atualmente.

Veja também: Especialistas preveem segunda onda de contágio do novo coronavírus na Europa

"Somos o último país europeu a registrar um 'primeiro caso' de Covid-19, e o primeiro a conseguir desenraizar o vírus", declarou em comunicado oficial o ministro da Saúde, Kenan Hrapovic.

Quadro animador

De acordo com o Instituto de Saúde Pública montenegrino, o país — de 650 mil habitantes — não registra novos contágios desde 4 de maio. Desde que o primeiro foi diagnosticado, em 17 de março, Montenegro totaliza 324 casos.

Publicidade

Foram realizados 140 exames no domingo, nenhum com resultado positivo. Se a ausência de novos contágios se prolongar até alcançar 28 dias, Montenegro proclamará oficialmente o fim da epidemia em 2 de junho, anunciou o instituto.

Hrapovic agradeceu aos profissionais de saúde e à população pelo comportamento que possibilitou a evolução favorável da situação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.