Logo R7.com
RecordPlus

Senado dos EUA aprova resolução para encerrar tarifaço sobre produtos brasileiros

Medida ainda precisa passar pela Câmara e surge após encontro entre Lula e Trump na Malásia

Internacional|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Senado dos EUA aprova resolução para revogar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
  • Medida, proposta pelo senador Tim Kaine, ainda precisa da análise da Câmara dos Deputados.
  • Tarifas foram impostas por Trump em resposta a críticas ao Brasil e foram iniciadas em agosto.
  • Lula e Trump se reuniram na Malásia para discutir o tema e iniciar negociações.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Trump e Lula se encontraram na Malásia
Trump e Lula se encontraram na Malásia Daniel Torok/Official White House Photo - 26.10.2025

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (28), por 52 votos a 48, uma resolução que busca revogar a emergência nacional declarada pelo presidente Donald Trump para impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os EUA. A proposta agora segue para análise da Câmara dos Deputados americana.

A resolução, apresentada pelo senador Tim Kaine e apoiada por outros parlamentares, prevê a revogação da emergência nacional declarada pelo governo americano para justificar a imposição do tarifaço.


leia mais

As tarifas foram anunciadas por Trump em julho, em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como resposta a supostos ataques do Brasil à liberdade de expressão de empresas americanas e à forma como o país tem tratado o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O imposto entrou em vigor em 6 de agosto, afetando diversos produtos brasileiros exportados para os EUA.


No documento, Trump qualificou o julgamento e as investigações envolvendo Bolsonaro como uma “caça às bruxas” e criticou decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) que, segundo ele, teriam imposto censura ilegal a plataformas de mídia social americanas.

Ao anunciar o tarifaço de 50%, o presidente americano também alegou que a relação comercial entre os dois países não é recíproca, citando políticas tarifárias e barreiras impostas pelo Brasil, que, segundo ele, prejudicam a economia e a segurança nacional dos EUA.


No último domingo (26), Lula e Trump se encontraram na Malásia para tratar do tema. Durante o encontro, o presidente brasileiro entregou um documento com pedidos para que o imposto fosse revisto, e as equipes dos dois governos já iniciaram negociações sobre o assunto.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.