Logo R7.com
RecordPlus

Senado dos EUA votará designação de Hagel para Pentágono na sexta

Internacional|Do R7

  • Google News

O Senado americano votará nesta sexta-feira se aprova ou rejeita a nomeação de Chuck Hagel como secretário de Defesa, em uma votação crucial que promete ser muito apertada por causa da oposição de vários republicanos, anunciou nesta quarta-feira o chefe da maioria democrata no Senado, Harry Reid.

Será realizada nesta sexta-feira uma primeira votação de procedimento, que deve permitir também superar a oposição de vários republicanos e para a qual é necessária uma ampla maioria de 60 senadores em 100, explicou Reid.


Se Chuck Hagel obtiver os 60 votos indispensáveis --o que significa que os 55 senadores democratas receberiam o apoio de pelo menos cinco republicanos--, será realizada uma segunda votação para confirmar definitivamente a sua designação no Pentágono. Essa segunda votação também poderá ocorrer na mesma sexta.

"É a primeira vez na história de nosso país que um secretário de Defesa designado pelo presidente é alvo de um procedimento de obstrução, que vergonha!", afirmou Reid nesta quarta, referindo-se ao procedimento parlamentar que significa que apenas um senador tem o poder de forçar uma votação por supermaioria.


Na terça durante uma audiência muito tensa na Comissão de Defesa, na qual todos os membros republicanos votaram contra, Hagel recebeu a aprovação de sua designação.

Ele pediu desculpas por algumas declarações passadas, mas os republicanos também o acusam de falta de solidariedade com Israel e de ingenuidade frente ao Irã.

ico/mdm/dm

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.