Separatistas pró-Rússia afirmam controlar vila no leste da Ucrânia
As forças de Moscou vêm tentando conquistar há meses o território de Bakhmutske, que é cenário de intensos conflitos
Internacional|Do R7
Separatistas pró-Rússia da região de Donetsk, no leste da Ucrânia, afirmaram nesta segunda-feira (9) ter ocupado uma cidade próxima a Bakhmut, cenário de intensos conflitos, que as forças de Moscou vêm tentando conquistar há meses.
O território de Bakhmutske, na região de Donetsk, "foi liberado pelas forças armadas russas", anunciaram os separatistas daquela região, cuja anexação foi reivindicada pela Rússia.
A AFP, no entanto, não conseguiu verificar essas alegações com uma fonte independente.
Em um comunicado nas redes sociais, o grupo paramilitar Wagner, liderado pelo empresário Evgueni Prigozhi, afirmou que a cidade já havia sido "liberada" por seus homens no mês passado.
Bakhmutske está localizada a nordeste de Bakhmut, uma cidade conhecida pelas vinhas e pelas minas de sal e que tinha cerca de 70 mil habitantes antes do início da ofensiva russa, em 24 de fevereiro.
Próximo ao Kremlin, o grupo Wagner tenta ocupar a região de Bakhmut há alguns meses, mas enfrenta forte resistência dos ucranianos. Nos embates, grande parte da cidade ficou destruída.
Leia também
Bakhmutske fica perto da cidade de Soledar, que também é palco de violentos confrontos.
Em outro comunicado, o chefe da organização afirmou que a ocupação de Soledar estava sendo planejada "exclusivamente" por seu grupo.
O presidente ucraniano Volodmir Zelenski considerou no domingo (8) que o território entre Bakhmut e Soledar é "um dos lugares mais sangrentos do front".
Em setembro passado, a Rússia reivindicou a anexação de Donetsk e de outras três regiões ucranianas, após realizar referendos que nem a Ucrânia nem a comunidade internacional reconheceram.
Oficina na Ucrânia reforma carros sucateados para serem usados na guerra contra a Rússia
" gallery_id="63b57692cd77c0ed830000be" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/separatistas-pro-russia-afirmam-controlar-vila-no-leste-da-ucrania-09012023"]