Serial killer mais perigoso do Reino Unido vai morrer trancado e sozinho numa caixa de vidro
Robert Maudsley não pode ficar em contato com outros presos e nem com guardas; ele foi condenado a prisão perpétua
Internacional|Do R7
Ele é a inspiração para o personagem Hannibal Lecter, o famoso canibal do cinema do filme O Silêncio dos Inocentes, e só por isso já dá para saber o nível de periculosidade de Robert Maudsley, que está preso há 48 anos, sendo 45 anos ou 16.500 dias numa solitária, o que é um recorde mundial estabelecido no início de 2023. E ele, que completou 70 anos recentemente, continuará assim, totalmente isolado, até o dia de sua morte, segundo declararam as autoridades locais, como diz o Daily Mirror.
Preso desde os 21 anos, quando foi condenado, em 1974, pela morte de um molestador de crianças, Maudsley vive completamente sozinho numa cela de vidro à prova de balas desde 1979. Ele foi para este local após matar três outros presidiários com requintes de crueldade.
A cela foi construída especialmente para ele na prisão de Wakefield. Tem cerca de 20 metros quadrados e uma placa de concreto que serve como cama. Há ainda uma mesa, pia e vaso sanitário, todos chumbados ao chão. Uma porta de aço se abre e mostra uma pequena passagem por onde entram suas refeições.
Robert fica 23 horas do dia dentro de sua cela e sai apenas durante 1 hora para fazer exercícios. Ele também não pode mais ter contato com outros presos ou mesmo com guardas dado o seu nível de letalidade.
Em 2022, Gavin, sobrinho de Robert, disse que numa carta, seu tio escreveu que vive bem em isolamento na prisão, mas que voltará a matar se tiver a chance.
Por todo o perigo que representa e por declarações como esta é que Maudsley, condenado à prisão perpétua, continuará isolado dentro de sua cela de vidro no subsolo de Wakefield.