‘Situação de Kiev e de Zelensky neste momento é muito sensível’, analisa especialista
Presidente ucraniano afirmou sofrer pressões de Trump para ceder territórios à Rússia
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que vem sofrendo pressões indevidas por parte de Donald Trump, após o líder norte-americano declarar que as garantias para o sucesso das negociações estariam nas mãos da Ucrânia. Zelensky alegou não ser justo que o governante dos Estados Unidos permaneça pedindo concessões à Ucrânia e não à Rússia.
Zelensky argumentou que qualquer plano formatado para o fim da guerra no Leste Europeu, que exija da Ucrânia mais do que já foi discutido— como ceder territórios não capturados pela Rússia na região leste de Donbas — seria rejeitado pelos ucranianos.
Em entrevista ao Conexão Record News, o pesquisador de estudos dos países Brics Lier Ferreira explica que pelo fato de a Rússia ser considerada a “grande potência” na relação com os ucranianos, é natural — diante do cenário imposto — que seja ela quem dite os rumo das negociações.
“É injusto, nós sabíamos disso, é ilegal, nós sabemos disso, mas [...] as grandes potências têm uma lógica de atuação que está calcada nos seus próprios interesses e na busca por hegemonia, ou seja o poder crescente em relação a outros países”, argumenta o especialista.
Ferreira pontua ainda que, nesta fase de negociações e de conflito, a situação da Ucrânia e de seu presidente é ‘muito sensível’. “Porque, por um lado, no campo de batalha, eles estão sendo derrotados. Por outro lado, no campo político-diplomático, o principal esteio que havia sustentado os esforços de guerra da Ucrânia contra a invasão russa tinham sido os Estados Unidos e, consequentemente, os parceiros da Otan, os parceiros europeus da Otan. Hoje, apenas os parceiros europeus da Otan estão buscando sustentar Kiev. E isso é muito pouco diante da situação”, analisa.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!








