Sobe para 6 número de mortos após erupção de vulcão na Nova Zelândia
Oito pessoas seguem desaparecidas e já praticamente não há esperanças de encontrá-las com vida; sexta vítima morreu no hospital, devido a queimaduras
Internacional|Do R7
Subiu para seis o número de mortos após a erupção do vulcão White Island, na Nova Zelândia. Além dos cinco corpos já localizados na ilha, uma sexta vítima faleceu no hospital devido às queimaduras provocadas pelos gases e cinzas quentes lançados pela forte erupção.
Outras oito pessoas seguem desaparecidas e, apesar dos esforços de resgate continuarem, a polícia neo-zelandesa acredita não ser possível encontrá-las com vida.
Representantes dos hospitais onde outras 30 vítimas estão sendo atendidas informam que o número de mortes pode aumentar, já que todas as vítimas sofrem com queimaduras severas, inclusive no sistema respiratório, devido à inalação de gases e cinzas quentes.
47 pessoas estavam na ilha na hora da erupção
Ao todo, havia 47 pessoas na ilha — também conhecida como Whakaari, na língua maori. Destas, 38 eram passageiros do navio de cruzeiro Ovation of the Seas.
Leia também
Ilha em que vulcão entrou em erupção 'não tem sinal de vida'
Oito pessoas seguem desaparecidas após erupção na Nova Zelândia
O que é o Círculo do Fogo do Pacífico, onde fica vulcão que matou turistas na Nova Zelândia
Brasileiros relatam como escaparam por pouco de vulcão que matou ao menos 5 pessoas na Nova Zelândia
Segundo as autoridades neozelandesas, entre as vítimas há cidadãos australianos, alemães, chineses, malaios, norte-americanos e cinco da Nova Zelândia.
Parte dos feridos e dos corpos foram resgatados por guias e turistas que estavam em um bote que deixava a ilha no momento da erupção e retornaram ao local. Helicópteros também foram enviados logo após a erupção.
Drones serão enviados a White Island com equipamentos que irão checar a quantidade de gases tóxicos no ar, permitindo avaliar se será possível enviar equipes de resgate por terra.
Até o momento, foram feitos apenas sobrevoos sobre a ilha, que é formada exclusivamente pelo vulcão, já que não há certeza sobre as condições de segurança do local.
Com a chegada da noite na Oceania, os sobrevoos sobre a ilha foram suspensos.