Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sociais-democratas têm pequena vantagem nas eleições alemãs

Partido de centro-esquerda (SPD) caminha para os 26% dos votos contra 24,5% do bloco apoiado por Angela Merkel (CDU/CSU)

Internacional|Do R7

Sociais-democratas alemães venceram por pequena margem as eleições de domingo (25)
Sociais-democratas alemães venceram por pequena margem as eleições de domingo (25) Sociais-democratas alemães venceram por pequena margem as eleições de domingo (25)

Os sociais-democratas (SPD, na sigla em alemão) conseguiram uma pequena vantagem de votos nas eleições nacionais da Alemanha, conforme mostram resultados projetados pela emissora ZDF. Mantida essa margem, o partido de centro-esquerda poderá liderar o governo pela primeira vez desde 2005 e encerrar os 16 anos dos conservadores no porder, sob o comando Angela Merkel.

O partido de centro-esquerda caminha para os 26% dos votos, à frente dos 24,5% conquistados pelo bloco conservador (CDU/CSU) da atual chanceler. Esse é o pior resultado da história da CDU, enqunto o SPD fez cinco pontos a mais do que nas eleições de 2017.

Como nenhum deles conseguiu maioria, e relutantes em repetir a "grande coalizão" dos últimos quatro anos, o mais provável seria uma aliança tripartite liderada pelos social-democratas ou pelos conservadores de Merkel.

Chegar a esse acordo pode levar meses e provavelmente envolverá as siglas menores (Verdes e Partido Democrático Liberal (FDP). Tanto o social-democrata Olaf Scholz, quanto o rival conservador, Armin Laschet, declararam disposição para formar uma coalizão governamental.

Publicidade

Leia também

"Estamos à frente em todas as pesquisas agora", disse o candidato a chanceler dos social-democratas, Olaf Scholz, em uma mesa redonda com outros candidatos após a votação.

"É uma mensagem encorajadora e um mandato claro para garantir que tenhamos um governo bom e pragmático para a Alemanha", acrescentou, depois de se dirigir aos jubilosos partidários do SPD.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.