Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Stalin recebe melhor avaliação dos cidadãos russos em 20 anos

Segundo a pesquisa, 51% dos entrevistados veem o ditador de forma positiva, dos quais 41% sentem respeito, 6% simpatia e 4% admiração

Internacional|Da EFE

Figura do ditador soviéticoé vista positivamente por mais da metade dos russos
Figura do ditador soviéticoé vista positivamente por mais da metade dos russos Figura do ditador soviéticoé vista positivamente por mais da metade dos russos

A figura do ditador soviético Josef Stalin é vista positivamente por mais da metade dos russos, o que representa a melhor avalição nos últimos 20 anos, segundo uma pesquisa divulgada pelo Centro Levada, nesta terça-feira (16).

Segundo a pesquisa, realizada entre 21 e 27 de março, 51% dos entrevistados veem Stalin positivamente, dos quais 41% sentem respeito, 6% simpatia e 4% admiração.

Leia também

Isso apesar de a máquina de repressão stalinista ter matado durante o Grande Terror (1936-1938) cerca de 725 mil pessoas em toda a URSS. Apenas na capital, foram mais de 30 mil pessoas, segundo a organização de direitos humanos Memorial.

Os expurgos stalinistas arruinaram a vida de milhares de pessoas inocentes, tachadas da noite para o dia de inimigos do povo.

Publicidade

No entanto, a pesquisa mostra que mais de dois terços dos russos (70%) estão convencidos que Stalin teve um papel positivo na história do país e só 19% opinaram o contrário.

Além disso, 46% dos participantes da pesquisa consideram justificadas as vítimas do período stalinista, enquanto 45% afirmam que não têm justificativa alguma.

Em seu site, o Centro Levada ressalta o aumento que registra nos últimos anos o percentual de russos que de fato justificam os crimes do stalinismo, já que em 2008 era de 27%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.